Política

Renan Calheiros adia a entrega final do relatório da CPI da Covid

20/09/2021 17h00
Com a ajuda da PF, núcleo que vai apurar fake news integra terceira linha de investigação do trabalho do relator da CPI, Renan Calheiros
Renan Calheiros adia a entrega final do relatório da CPI da Covid

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), decidiu adiar a entrega do relatório final da Comissão para outubro. De acordo com a assessoria do senador, o colegiado ainda precisa ouvir mais testemunhas. O documento final  seria entregue até a próxima quinta-feira (23).

Até o momento, as oitivas confirmadas são a do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, nesta terça-feira (21), e a do diretor-executivo do Plano de Saúde Prevent Sênior, Pedro Benedito Batista Júnior, para quarta-feira (22).  Os senadores avaliam a  possibilidade de ouvir Danilo Trento, diretor da Precisa Medicamentos, na quinta-feira (23). 

Os senadores avaliam que o depoimento mais importante desta semana é o de Pedro Batista Júnior. Isso porque a Prevent Sênior foi denunciada por fazer estudos sem autorização da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep) com remédios sem eficácia comprovada, como a hidroxicloroquina e a ivermectina. A denúncia partiu do senador Humberto Costa (PT-PE) na Comissão, desde então, as irregularidades do plano de Saúde vieram à tona na CPI.

A oitiva de Pedro Batista estava marcado para a última quinta-feira (16), mas o depoente não compareceu afirmando que não houve "tempo hábil". Ainda assim, a defesa do executivo solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), o direito ao silêncio. O ministro Ricardo Lewandowski concedeu o recurso.
Membros  do colegiado apontam que o atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ex-secretário executivo da pasta, Élcio Franco, precisam comparecer à CPI para prestar novos depoimentos.

Para alguns parlamentares, Queiroga precisa prestar esclarecimentos sobre as recomendações de interromper a vacinação para adolescentes no Brasil. Élcio Franco foi citado em vários depoimentos após a sua oitiva na Comissão. Um dos integrantes da Comissão afirma, que a reta final das oitivas estará  sob avaliação dos senadores durante esta semana.

 

Autor: Marília Sena

Fonte: congressoemfoco.uol.com.br