Política

Mourão afirma que desempenho na COP-26 será importante para recuperar imagem do Brasil

18/10/2021 16h51
Vice-presidente reuniu-se com embaixador da Noruega para tratar sobre retomada do Fundo da Amazônia
Mourão afirma que desempenho na COP-26 será importante para recuperar imagem do Brasil

BRASÍLIA — O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira que o desempenho do Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow, será "importantíssimo" para que a imagem do país na questão ambiental seja "recuperada".

Mourão deu a declaração enquanto falava sobre a expectativa de retorno do Fundo Amazônia. O vice-presidente reuniu-se nesta segunda com o novo embaixador da Noruega, Odd Magne Ruud. A Noruega era uma das mantenedoras do fundo.

— A gente não trabalha com prazo (para retorno do fundo). Eu acho que a questão é a seguinte: o nosso desempenho nas reuniões que vão ocorrer na COP vai ser importantíssimo para que a imagem do país em termos de questão ambiental seja recuperada — disse Mourão. 

O fundo foi interrompido em 2019, após o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, destituir o comitê que fazia a seleção dos projetos apresentados ao fundo. O grupo foi recriado, mas os países doadores esperam uma queda no desmatamento para retomar os repasses:

— Nós recriamos ano passado a legislação toda novamente e o que foi acertado era que no momento em que efetivamente a gente tivesse resultados concretos de queda em índices de desmatamento e queimada se voltaria a conversar sobre reabertura do fundo. Foi o que conversei com ele hoje.

Após a reunião, Ruud disse que está disposto a conversar, mas ressaltou que o Brasil precisa de um "plano concreto":

— Nós temos algumas discordâncias sobre o Fundo da Amazônia, mas estamos prontos para conversar. O Brasil precisa de um plano concreto para o desmatamento, precisa acordar um estilo de gestão do comitê — disse o embaixador.

Autor: Daniel Gullino

Fonte: oglobo.globo.com