Política

Filiação de Flávio Dino e Marcelo Freixo no PSB será na próxima terça-feira

18/06/2021 16h35
O PSB confirmou que o ato de filiação do governador do Maranhão e do deputado federal, Marcelo Freixo, deve acontecer na próxima terça-feira
Filiação de Flávio Dino e Marcelo Freixo no PSB será na próxima terça-feira

O PSB confirmou nesta sexta-feira (18) que o ato de filiação do governador do Maranhão, Flávio Dino, e do deputado federal, Marcelo Freixo, deve acontecer na próxima terça-feira (22) às 11h, de forma digital.

Dino anunciou ontem que deixaria o PCdoB após 15 anos, mas não confirmou a ida para a nova sigla. Um dos motivos dessa saída de Dino é a busca pela sua manutenção eleitoral diante do risco de o partido sucumbir nas eleições de 2022 devido à cláusula de barreira. Atualmente em tramitação no Congresso, o projeto que cria a federação partidária é tido como uma tábua de salvação para as siglas menores na medida em que permitiria a união entre elas para que atuassem como um único partido. Apesar de ter ganhado urgência para votação em plenário, a proposta segue no aguardo de ser pauta.

O governador do Maranhão disse em entrevista recente ao Congresso em Foco, que em 2022 quer tentar uma vaga no Senado Federal.

Pelas redes sociais, Marcelo Freixo disse estar começando "nova etapa da nossa luta contra Bolsonaro" junto com seu "amigo querido Flávio Dino". 

Freixo estava no Psol desde sua fundação e está em busca de uma aliança ampla para disputar o governo do Rio de Janeiro em 2022. Líder da Minoria na Câmara, Freixo pretende liderar uma candidatura que reúna o apoio de políticos de outros partidos de esquerda, como o PT e o PCdoB, mas também do centro, como o PSD, do prefeito Eduardo Paes. O deputado tem conversado com o economista André Lara Resende – que foi presidente do BNDES no governo FHC e um dos formuladores do Plano Real –, apontado como espécie de formulador econômico de seu eventual governo.

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Autor: Marina Oliveira

Fonte: congressoemfoco.uol.com.br