Política

Datena confirma que será candidato a senador por São Paulo

16/01/2022 08h56
Em conversa ao vivo com Fausto Silva, o apresentador José Luiz Datena confirma que será candidato à cadeira por São Paulo
Datena confirma que será candidato a senador por São Paulo

Novos nomes começam a despontar para concorrer a uma cadeira no Congresso em 2022. O apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, confirmou que vai concorrer a uma vaga no Senado em outubro. A afirmação foi feita durante o Brasil Urgente, programa apresentado por ele na emissora.

Durante a participação do novo contratado da emissora, Fausto Silva, o Faustão, em seu programa, Datena confirmou e acrescentou: "Não posso falar mais nada, mas vou ser candidato ao Senado. Isso com certeza". Pela quarta vez consecutiva, o apresentador afirma que será candidato, mas este será de fato seu primeiro pleito.

Em resposta, Faustão expressou apoio ao colega de emissora: "Olha esse aqui. Não sei quanto tempo ele fica lá, porque ele não é de hipocrisia. Conchavo não é com ele", disse. Datena ainda confessou que, na verdade, seria candidato a presidente — o que não se concretizará porque lhe "deram uma rasteira". Comentou que deu entrevistas em que afirmava ser candidato à Presidência. "Depois os caras fizeram uma fusão e eu me fusão", ironizou o apresentador.

A fusão a qual Datena se refere é entre DEM e o PSL, que criou o União Brasil. Antes da união entre as duas legendas, o apresentador, até então filiado ao PSL, era cotado como possível candidato do partido à presidência da República.

O apresentador não confirmou em qual partido ingressará para a disputa eleitoral. No fim de 2021, Datena adiou a filiação ao PSD, partido de Gilberto Kassab. O provável candidato disse que aguarda orientação do governador de São Paulo, João Doria, e do vice, Rodrigo Garcia, para se filiar ao partido que abrigará sua candidatura. No início de dezembro, ele anunciou que apoiará Doria para a Presidência da República e Garcia para o governo de São Paulo.

A carreira política de Datena se ensaia há seis anos. A primeira tentativa foi em 2016, quando o apresentador considerou tentar o cargo de prefeito de São Paulo pelo PP. Na época, denúncias de corrupção envolvendo o partido apareceram e fizeram Datena recuar. Em 2018, o apresentador iria se lançar como candidato por São Paulo a uma vaga no Senado pelo DEM, mas desistiu.

Nas eleições de 2020, Datena foi cotado como vice-prefeito de São Paulo na chapa de reeleição de Bruno Covas (PSDB). Na época, afirmou acreditar ser melhor se manter como apresentador durante a pandemia de covid-19, quando "a Band precisava de seus apresentadores mais experientes". Este ano, Datena já declarou que não irá desistir de seus planos na política.

Autor: Taísa Medeiros

Fonte: correiobraziliense.com.br