Keir Starmer renuncia e altera cenário político britânico
22/06/2026, 11:32:07
Renúncia de Keir Starmer e as expectativas políticas
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou sua saída do cargo nesta segunda-feira (22) e abriu espaço para uma nova disputa pelo comando do parlamento britânico. Starmer afirmou que deve permanecer no posto até que o nome do sucessor seja definido. O atual premiê informou que vai solicitar ao comitê organizador do Partido Trabalhista, do qual ele é o atual líder, para iniciar o processo de sucessão. As inscrições para disputar o cargo deverão ser abertas em 9 de julho e irão até o dia 16.
Quem é o favorito para substituir Starmer?
O favorito para assumir o cargo após Keir Starmer é Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, que pertence à ala mais à esquerda do Partido e se tornou um membro do parlamento na semana passada. Burnham recebeu o apoio do ex-ministro da Saúde, Wes Streeting, que renunciou em maio ao cargo e era considerado um dos principais nomes para a presidência do partido. Com o apoio de Streeting, Burnham deve ser o único candidato na disputa.
Expectativa de transição tranquila, mas com riscos
Se não houver outros competidores, o novo premiê deve assumir o cargo em 1° de setembro. Apesar da expectativa de uma transição tranquila, a mudança não está isenta de riscos. Se outros candidatos decidirem entrar na competição, o partido poderá enfrentar uma crise interna que poderia paralisar o governo.
Como se elege um primeiro-ministro no Reino Unido?
A estrutura política britânica é marcada pelo sistema parlamentarista, onde a eleição do primeiro-ministro é indireta. O Parlamento é dividido em duas casas: a Câmara dos Comuns, que elege deputados por voto direto, e a Câmara dos Lordes, que possui cargos vitalícios. O governo é formado pelo partido ou pela coalizão que conquista a maioria dos assentos na Câmara dos Comuns, e o líder desse grupo torna-se o primeiro-ministro, atuando como a principal liderança do país e normalmente como presidente do partido.
Além disso, o premiê é responsável por escolher os ministros que compõem o gabinete. A relação entre Executivo e Legislativo é próxima, pois a confiança da Câmara dos Comuns é fundamental para a permanência no poder. Assim que o novo premiê é escolhido, ele deve comunicar à monarquia suas condições para assumir o governo. O rei, então, autoriza que o eleito assuma o poder em uma cerimônia protocolar.
