Artemis II leva astronautas à Lua e empolga jovem fã
02/04/2026, 18:07:38
Artemis II e o jovem fã do espaço
Um jovem apaixonado por espaço chamou atenção durante o lançamento da missão Artemis II, ao demonstrar grande empolgação diante de um momento considerado histórico para a exploração espacial mundial. As informações são do New York Post.
Para você ter ideia do amor por assuntos espaciais do garoto, ele viajou até a Flórida para acompanhar de perto o lançamento no Kennedy Space Center, da NASA. A criança estava equipada com um boné da agência espacial americana e uma câmera GoPro acoplada, na qual ele aguardou pacientemente pela decolagem, na esperança de registrar o momento para sempre.
A emoção do lançamento
O garoto ficou entusiasmado com o acontecimento. Durante a cobertura, um repórter da CNN perguntou por que ele queria “fazer parte da história”. A resposta veio de forma espontânea e entusiasmada: Estamos voltando para a Lua, é por isso! O menino resumiu o sentimento de milhares de pessoas que acompanharam o evento ao redor do mundo.
Sobre a missão Artemis II
A missão foi lançada com sucesso pouco depois das 18h30 de quarta-feira (1) e deve durar cerca de 10 dias. A tripulação, composta por quatro astronautas, três americanos e um canadense, fará um trajeto de aproximadamente 685 mil milhas (1,1 milhão de quilômetros), orbitando a Terra e a Lua. A viagem inicial até o satélite natural deve levar cerca de quatro dias.
Como foi o lançamento do Artemis II?
O lançamento ocorreu de forma relativamente tranquila, apesar de pequenos ajustes técnicos feitos minutos antes da decolagem. Engenheiros precisaram corrigir uma falha de temperatura em um dos sistemas de abortagem cerca de 19 minutos antes da abertura da janela de lançamento. Pouco depois, todos os sistemas foram liberados para a missão.
A espaçonave atingiu a órbita cerca de nove minutos após a decolagem. Durante toda a missão, o controle será feito ininterruptamente pelo centro de operações da NASA em Houston.
A importância da missão
A Artemis II marca a primeira viagem tripulada ao redor da Lua desde a histórica Apollo 17, realizada em 1972. Antes desse acontecimento, a agência espacial já tinha testado a mesma trajetória com a Artemis I, missão não tripulada lançada em 2022.
Ao todo, o programa Apollo levou 24 astronautas à Lua entre 1968 e 1972, consolidando um dos períodos mais marcantes da corrida espacial. Agora, mais de 50 anos depois, a nova geração de missões busca abrir caminho para uma presença humana mais duradoura no satélite natural da Terra.
