Acordo judicial garante construção do Hospital Portugal Ramalho
20/03/2026, 05:04:29
Acordo entre Estado e Braskem
Com a homologação, o Estado terá acesso a R$105 milhões provenientes das três primeiras parcelas do acordo firmado com a Braskem. Esse é o primeiro entendimento do estado com a petroquímica após a tragédia do afundamento dos bairros da capital, em 2018.
Construção do novo Hospital
Um acordo homologado na Justiça entre o governo de Alagoas e a Braskem vai garantir a construção do novo Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) nas obras do programa Grande Maceió. Com a homologação, o Estado terá acesso a R$105 milhões provenientes das três primeiras parcelas do acordo firmado com a Braskem. Esse é o primeiro entendimento do estado com a petroquímica após a tragédia do afundamento dos bairros da capital, em 2018. A medida foi viabilizada após decisão da 3ª Vara da Justiça Federal, feita na última semana.
Destinação dos recursos
De acordo com a homologação judicial, o montante será depositado em conta judicial e destinado exclusivamente à execução do projeto, o que, segundo o governo, assegura proteção aos recursos e maior agilidade no cumprimento das metas estabelecidas para a área de saúde mental.
Intervenções na capital alagoana
A construção do novo hospital integra um conjunto de intervenções estruturantes na capital alagoana, que inclui também o Hospital do Idoso, o novo Mercado de Jaraguá e a duplicação da AL-102 Norte. O Portugal Ramalho foi inaugurado em 1965 e é o único hospital público de Alagoas.
Conclusão
Esse acordo é um passo significativo para o avanço da saúde pública em Alagoas, especialmente após as dificuldades enfrentadas pela população. Para mais informações sobre esse e outros temas, acompanhe nosso blog e fique sempre atualizado!
