Porque Arapiraca cresceu tanto com ¼ da idade de Penedo?

Penedo, 387 anos. Arapiraca, 101 anos. Penedo - dois deputados estaduais ao mesmo tempo. Arapiraca - seis deputados em um mesmo mandato.

Porque Arapiraca cresceu tanto com ¼ da idade de Penedo?

A lógica do tempo nem sempre apresenta uma explicação efetiva que justifique certos fenômenos. Por exemplo, Arapiraca, com aproximadamente 25% do tempo de vida de Penedo, cresceu cerca de quatro vezes mais do que Penedo.

Analisando esse fenômeno na tarde deste domingo, quando estive na chamada Capital Alagoana do Trabalho, compreendi o seguinte:

Penedo, no século passado, somente tinha uma família rica.

Arapiraca tinha muita gente trabalhando, empregando e cultivando a terra. Lá, nada vinha da poupança nem da tradição.

Em Arapiraca, não havia “gente de teatro” para viver de fofocas. E, quando se falava em futebol — uma área que geralmente só se desenvolve onde a cidade produz riquezas — o time era, e continua sendo, o Agremiação Sportiva Arapiraquense, o ASA. ASA para VOAR.

Em Penedo, o Sport Club Penedense — símbolo de uma tradição que lembra o modelo inglês, onde muitos clubes surgiram inicialmente como espaços de lazer.

Eis a minha conclusão. Simples assim.

 

Creditos: Professor Raul Rodrigues