A dinâmica da política tem dessas coisas: Cavalo de Pau em JHC candidato
22/02/2026, 05:40:00Se JHC resolver bancar uma campanha de um governador sendo ele e Arthur Lira os dois candiatos ao senado, ainda assim abre-se o Triângulo das Bermudas. Entre Reanan Calheiro, Arthur Lira e JHC alguém tem que perder.
Comentávamos no programa Penedo Real, da rádio Penedo FM 97,3 MHz, que a política tem a mesma dinâmica da Física quando se estudam, juntas, Estática e Cinemática: corpos em repouso, em MRU – Movimento Retilíneo Uniforme – ou em MUV – Movimento Uniformemente Variado –, cada qual com suas causas e efeitos.
Em repouso, todo corpo encontra-se em estado inercial. Permanece parado sob qualquer análise de sua posição no espaço, desde que o referencial também esteja em repouso. Uma pessoa sobre uma bicicleta em movimento está em repouso quando analisada em relação à própria bicicleta; entretanto, está em movimento em relação ao solo. Já se a bicicleta estiver apoiada em tripés fixos, a roda motriz pode girar, mas o conjunto não sai do lugar.
Há movimento quando ocorre mudança de posição com o passar do tempo. Ele pode ser uniforme ou uniformemente variado, a depender das alterações na velocidade, que são determinadas pela aceleração. A aceleração é, de fato, a mãe da velocidade.
É assim que analisamos o momento político do prefeito de Maceió, JHC.
Se sair candidato a governador, corre o sério risco de perder para Renan Filho e tornar-se apenas um ex-prefeito de Maceió — uma ameaça concreta ao seu futuro político.
Se disputar o Senado e, obedecendo a Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Renan Filho fechar as portas para acordos de bastidores, JHC terá de construir um candidato ao governo que lhe dê sustentação eleitoral, formando uma chapa completa com governador, vice, senadores, deputados federais e estaduais. Isso pode transformar-se numa escada para o infinito — algo que o prefeito já tentou erguer no Mirante da Santa Amélia, mas sem musculatura suficiente para sustentar tanto peso político.
Agora, após muitas análises de bastidores e dos atentos observadores da cena política, JHC precisa decidir com cautela entre dois caminhos: permanecer na prefeitura e concluir o mandato, ou disputar uma vaga de deputado federal, com grandes chances de liderar em número de votos — caso se mantenha até lá a aprovação dos maceioenses.
Trata-se, sem dúvida, de um verdadeiro cavalo de pau na corrida política de JHC.