Lula e Macron discutem defesa e comércio na Índia

Lula e Macron discutem defesa e comércio na Índia

Lula e Macron discutem cooperação na Índia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em visita à Índia a convite do primeiro-ministro Narendra Modi. Durante sua estadia, Lula se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Nova Délhi, onde os dois líderes discutiram questões cruciais para ambos os países.

O encontro ocorreu à margem da Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial, que abordou tópicos importantes como segurança, governança e colaboração global em tecnologia. Segundo uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a conversa focou em assuntos da agenda bilateral, incluindo a cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia e comércio.

Intercâmbio Comercial

Embora o intercâmbio comercial entre Brasil e França tenha atingido US$ 10,3 bilhões, os líderes expressaram que esse número ainda está abaixo do potencial das duas economias. As discussões também tocaram em temas como integração transfronteiriça e esforços conjuntos no combate ao narcotráfico e a outras formas de crime transnacional, especificamente na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.

Outras Reuniões e Acordos

Além de Macron, Lula teve um encontro com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, onde conversaram sobre a implementação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Ao contrário da posição de Macron, que se opõe ao acordo, Lula e Plenković demonstraram otimismo sobre a sua possível entrada em vigor em breve.

“Ambos concordaram com a importância estratégica do acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”, afirma a nota da Presidência. O acordo foi assinado em janeiro deste ano, em Assunção, e representa a maior zona de livre comércio do mundo.

Conversa com o Sri Lanka

O presidente brasileiro também dialogou com Anura Kumara Dissanayake, presidente do Sri Lanka, sobre os cenários econômicos de ambos os países. Eles se comprometeram a aumentar a corrente comercial e a desenvolver uma pauta de cooperação abrangente.

Durante sua visita à Índia, que ocorre de 18 a 21 de fevereiro, Lula participará de vários compromissos, incluindo um fórum empresarial. Após a sua passagem por Nova Délhi, ele seguirá para a Coreia do Sul, onde se reunirá com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, e executivos de grandes empresas locais.

Conclusão

A visita estabelece importantes bases para futuras colaborações entre Brasil e países parceiros na Europa e na Ásia. O envolvimento de líderes em discussões sobre defesa e comércio ressalta a busca por fortalecer laços e formar parcerias estratégicas no cenário internacional.

Para mais atualizações sobre política e economia internacional, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das principais notícias e análises.