Rei Charles expressa preocupação sobre prisão de Andrew
20/02/2026, 12:02:28Comunicado do Rei Charles
O Rei Charles III emitiu um comunicado oficial sobre a prisão do irmão e ex-príncipe Andrew, na manhã desta quinta-feira (19). A nota foi enviada ao canal britânico BBC, sendo a única manifestação sobre o assunto da Família Real até o momento. Andrew foi detido na residência onde morava sob suspeita de má conduta em cargo público.
A posição do rei
No comunicado, o rei ressalta que "a lei deve seguir seu curso". Charles III inicia o texto salientando que recebeu as notícias da prisão do irmão e suspeita de má conduta "com profunda preocupação".
"O que se segue agora é o processo completo, justo e adequado pelo qual esta questão será investigada de forma apropriada e pelas autoridades competentes. Nisso, como já disse antes, eles têm nosso apoio e cooperação total e incondicional. Deixe-me ser bem claro: a lei deve seguir seu curso", afirmou.
Prisão durante o aniversário
O rei finaliza a nota frisando que "não seria apropriado" tecer mais comentários sobre o assunto, pois o "processo ainda está em andamento". "Entretanto, minha família e eu continuaremos cumprindo nosso dever e servindo a todos vocês", salientou.
A prisão de Andrew Mountbatten-Windsor ocorre no dia do próprio aniversário. Nesta quinta, ele completa 66 anos. Conforme informações locais, ele foi detido na propriedade onde morava, localizada em Norfolk. A prisão acontece após a divulgação de e-mails, datados de 2010, que mostram que Andrew teria enviado relatórios oficiais comerciais e confidenciais de viagens a Epstein, o que levou a investigações policiais e perda de título real em outubro do ano passado. O ex-príncipe nega as acusações.