CRB multado por cântico homofóbico contra Neymar
14/02/2026, 22:03:37Decisão do STJD e os detalhes da penalidade
O CRB foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e vai pagar multa de R$ 30 mil por cântico homofóbico da torcida regatiana contra o atacante Neymar, do Santos, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil de 2025. A decisão do Pleno do STJD foi tomada em audiência na quinta-feira.
No primeiro julgamento, os auditores da 3ª Comissão Disciplinar multaram o clube regatiano em R$ 60 mil. A denúncia foi feita pela Procuradoria da Justiça Desportiva, que enquadrou o CRB no artigo 243-G pela conduta discriminatória de seus torcedores.
Relato do árbitro
O árbitro da partida, Ramon Abatti Abel (SC), relatou na súmula os xingamentos de parte da torcida do CRB. "Após o final da partida, enquanto a equipe de arbitragem se direcionava ao vestiário do campo de jogo, foi escutado um canto homofóbico da torcida em coro com os seguintes dizeres: Neymar seu v*******, o CRB vai comer o seu c******".
Defesa do CRB
O advogado do CRB, Osvaldo Sestário, representou o clube no STJD e justificou o pedido da redução no valor da multa. — O recurso visa tão somente uma adequação da pena em sua dosimetria. O CRB faz campanhas contra todos os tipos de preconceito como fatores relevantes para redução da pena. A gente traz também um precedente do processo 182/2025 onde foi dado provimento ao recurso para reduzir a pena.
O jogo e o resultado
No dia 22 de maio, o Galo recebeu o Peixe no Estádio Rei Pelé. O camisa 10 santista entrou em campo aos 20 minutos da segunda etapa, no lugar de Rollheiser. Após o empate sem gols no tempo normal, o CRB levou a melhor nas penalidades e eliminou o Santos.