Alagoas pode ter seu Triângulo das Bermudas da política
14/02/2026, 11:40:09Nestes dias de Carnaval a Barra de São Miguel deverá receber muitos políticos da cobertura - andar mais alto - para se embriagar na política.
É fato e não se discute que JHC tentou, tentou e tentou retardar a sua decisão de candidato a quê? Tanto demorou que a classe política já sabe que ele terá que trair a alguém. A Lula, Calheiros ou Lira.
Ao presidente Lula saindo candidato a governador o que já se tornou um prato indigesto. Neste caso teria que trair aos três. JHC não tem tempero para tanto.
Se candidato a senador trai a Arthur Lira, podendo até ajudá-lo se Lira derrotar Renan Calheiros. O que não é impossível pelo desgaste de quatro mandatos. São trinta e dois anos – de 1995 a 2027 – o que é faca de dois gumes; muitas emendas parlamentares para prefeitos, mas pouco bolso para 2026.
Neste caso prefeitos que traírem aos Calheiros terão que enfrentar o governador Renan Filho que não gosta de perdoar traições. O que é um amolador de facas contra quem votar em Arthur Lira ou Alfredo Gaspar.
Se trair aos Calheiros, sendo candidato ao senado e pedindo votos para ele – JHC e Arthur Lira – cumpre a palavra com Lira, mas o coloca na fogueira para disputar votos com Renan Calheiros e Alfredo Gaspar que pode ser a surpresa de 2026, como Rodrigo Cunha foi em 2018.
E neste último caso, teria que montar uma senhora chapa para as eleições gerais com bons nomes para governador, federal e estadual. Missão hercúlea, pois, pensa em eleger a esposa para federal usando muita gente de escadinha – que não é bom, e mais, novas escadinhas para estadual para eleger o irmão estadual.
JHC é político ainda na crista da onda em meio ao povo, mas em declínio dentro da classe política o que pesa muito para o seu futuro e carreira política só e somente só, se eleger em 2026.
De todas as maneiras, Alagoas passará a ter o seu Triângulo das Bermudas em 26 porque alguém tem desaparecer das urnas.