Anvisa proíbe venda de leite condensado por contaminação
09/02/2026, 12:05:57Anvisa proíbe venda de leite condensado após identificar bactéria
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do leite condensado semi desnatado La Vaquita da empresa Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Alimentos Multlac Ltda, após a reprovação em análises laboratoriais. O item apresentou resultado insatisfatório no teste microbiológico.
A venda do produto foi proibida nesta segunda-feira (02) e a medida tem caráter preventivo e visa proteger a população até a conclusão das investigações. Durante as análises foram verificadas a presença da bactéria Staphylococcus aureus, micro-organismo que pode apresentar riscos à saúde do consumidor quando encontrado acima dos limites permitidos.
A interdição cautelar atinge exclusivamente o lote 183/3B do leite condensado semi desnatado da marca La Vaquita. A Anvisa impede a fabricação, comercialização, distribuição e o consumo do produto.
Retificação: Na primeira publicação sobre o lote contaminado, que aconteceu na última segunda-feira (02), a Anvisa havia publicado a identificação da empresa como Apti Alimentos Ltda, mas corrigiu nesta sexta-feira (06) o nome da empresa responsável pelo produto, que é a Multlac.
Sobre a bactéria encontrada: De acordo com o laudo de análise fiscal do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), o lote de leite condensado foi reprovado no teste microbiológico de Estafilococos Coagulase Positiva (ECP).
A bactéria identificada Staphylococcus aureus é conhecida por causar intoxicações alimentares e outras enfermidades, podendo provocar risco significativo à saúde quando ingerido em altas concentrações, como as detectadas no produto analisado.
Para mais informações e atualizações sobre a segurança alimentar, continue acompanhando nosso blog.