Amigos franceses percorrem 12 mil km até a China

Amigos franceses percorrem 12 mil km até a China

Uma jornada épica a pé

Dois amigos franceses concluíram uma viagem épica ao sair da França e chegar até a China. Loic Voisot e Benjamin Humblot realizaram o trajeto entre o país europeu e o asiático quase que inteiramente a pé. A aventura terminou com uma chegada triunfal, onde foram recepcionados por habitantes e fãs curiosos que, em pouco mais de 500 dias, acompanharam a jornada da dupla nas redes sociais. As informações são do portal O Globo.

Motivação e compromisso com o meio ambiente

Os jovens estavam sedentos por realizar uma viagem. A ideia de ambos, que viviam na pequena Annecy, distante 560 km da capital da França, Paris, era realizá-la em um formato épico e, claro, com uma grande dose de aventura. Sem querer se utilizar de meios de transporte, como o avião, característico para esse tipo de viagem, eles organizaram a ida a pé até a China. A decisão se baseou também no prejuízo dado por esse tipo de transporte ao meio-ambiente. Em estudo divulgado em 2019, o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT) prevê que 2,4% das emissões de dióxido de carbono (CO2) vêm da aviação.

O percurso e a odisseia

A viagem de Voisot e Humblot durou, exatamente, 518 dias. Eles combinaram a viagem após um dia de trabalho, onde entenderam que fazer uma grande aventura era um objetivo de vida para ambos. Foram 16 países percorridos a pé e um pequeno trecho feito de ônibus na Rússia por questões de segurança.

A recepção e o impacto da jornada

Cerca de 50 pessoas se reuniram no ponto de partida para o último trecho de 10 quilômetros da odisseia. Ao longo do caminho, o grupo cresceu com a adesão de veículos de comunicação, residentes franceses em Xangai e outras pessoas. Por mais impressionante que a jornada dos amigos franceses tenha sido, talvez ela seja "tarefa simples demais" para o inglês Karl Bushby. Em 1997, ele saiu do Chile e gostaria de chegar a pé, em sua casa, na cidade de Hull (distante 249 km da capital britânica, Londres). A história dele foi contada pela BBC. O plano, porém, era que a odisseia durasse 12 anos. Mas ela segue e a nova previsão de encerramento da aventura é setembro deste ano.