Presidente do CRB destaca playoff na Série B do Brasileiro

Presidente do CRB destaca playoff na Série B do Brasileiro

Mário Marroquim fala sobre a nova dinâmica da Série B

A mudança na forma de disputa da Série B, aprovada no Conselho Técnico na quinta-feira, teve participação direta do CRB. O presidente do clube, Mário Marroquim, explicou como surgiu a ideia.

A Série B do Brasileirão terá, pela primeira vez, playoff para definir o acesso; entenda como será.

— A ideia foi minha. Diferentemente da Série A, que premia não apenas o campeão, mas as equipes que vão para Libertadores e Sul-Americana, e isso envolve quase metade dos clubes participantes, a Série B tinha um problema porque tem quatro que subiam e quatro que caíam. Com 12 clubes, alguns ficam no meio do caminho — explicou Marroquim.

E ele prosseguiu:

— Sem falar que, faltando cinco, seis rodadas, muitos clubes meio que abandonavam a competição, jogavam com menos intensidade. Agora, não! A mudança trouxe uma nova dinâmica para a competição.

Ganhos em competitividade e finanças

Para o dirigente, a Série B ganha não só em competitividade, mas também na questão financeira.

— Quando a gente coloca uma situação dessa da nova forma, na reta final da competição, o 10º colocado pode chegar ao sexto lugar, por exemplo. E aí, não só tem interesse de o clube se manter vivo, como também tem o interesse da torcida. A audiência televisiva aumenta e a importância passa a ser totalmente diferente.

Agradecimentos e comentários sobre os contrários

Marroquim também agradeceu à CBF e comentou sobre a posição dos clubes que foram contrários à alteração.

— A nossa proposta surgiu em outubro. Quero parabenizar a CBF, que recebeu a sugestão e entendeu como sendo uma coisa boa. Ela abraçou a ideia e ontem, no conselho, a ampla maioria dos clubes entendeu como viável. Os clubes que votaram contra não tiveram tempo de acompanhar a discussão, alguns com troca de presidentes, inclusive.