Curitiba coleta 435 toneladas de lixo após chuvas
07/02/2026, 13:39:14Curitiba e o impacto das chuvas
Os resquícios dos estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram Curitiba nesta semana seguem em evidência. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) recolheram 435,40 toneladas de lixo e resíduos deixados pelo temporal, segundo a Prefeitura de Curitiba.
Maior volume de lixo por bairro
De todos os 75 bairros da cidade, o Alto Boqueirão registrou o maior volume de lixo recolhido: 29,95 toneladas. A altíssima quantidade de resíduos foi retirada graças ao trabalho de oito caminhões e 24 funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outros bairros também foram atendidos pelas equipes e continuam recebendo serviços de recolhimento e limpeza. Os trabalhos ocorrem simultaneamente nas regionais da cidade e devem se estender pelos próximos dias, conforme a identificação de novos pontos afetados pelas chuvas.
Dados das precipitações
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os bairros Boa Vista e Centro chegaram a ter 19 milímetros de precipitação em apenas 10 minutos, um volume classificado como extremo. Em intervalo igualmente curto, os acumulados também foram elevados no Cajuru (17 mm), Portão (17,4 mm), Santa Felicidade (17,6 mm), CIC (15 mm) e Alto da XV (16,3 mm).