Interior de São Paulo inicia vacinação contra chikungunya
06/02/2026, 05:02:51Vacinação contra a chikungunya no Brasil
A vacinação contra a chikungunya teve início nesta segunda-feira (02) em dez cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde em diferentes regiões do Brasil. Mirassol, no interior de São Paulo, entrou para a história ao se tornar a primeira cidade brasileira a iniciar a aplicação da vacina.
A primeira pessoa a receber o imunizante no Brasil foi a enfermeira Maria do Rozário Drigo Fernandes, que atua no Centro de Saúde II, conhecido como Postão. O primeiro lote entregue ao município conta com 2.400 doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 37,5 mil moradores ao longo da campanha. O imunizante será aplicado em pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
O início da vacinação contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. A cerimônia foi acompanhada pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva (PSD), pelo prefeito de Mirassol, Edson Antonio Ermenegildo (PSD), pelo vice-prefeito Beto Feres (MDB) e pelo secretário municipal da Saúde, Frank Hulder de Oliveira (União Brasil), além de vereadores, representantes da Divisão Regional de Saúde (DRS) e outras autoridades locais.
Segundo Eleuses Paiva, Mirassol foi escolhida como a primeira cidade do país a iniciar a vacinação contra a chikungunya, e, nos próximos dias, outros nove municípios também passarão a aplicar o imunizante. A seleção das cidades levou em consideração critérios epidemiológicos e regiões consideradas de maior risco para a transmissão da doença.
A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica Valneva, em parceria com o Instituto Butantan, com participação da Funfarme em todas as etapas dos estudos clínicos. O imunizante recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril de 2025 e passa a integrar a estratégia nacional de combate à chikungunya.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2024, o Brasil registrou 263.502 casos da doença e 246 óbitos, números que reforçam a importância da vacinação como medida de prevenção. Além de Mirassol, participam da campanha as cidades de Simão Dias, Barra dos Coqueiros e Lagarto, em Sergipe; Maracanaú e Maranguape, no Ceará; e Sabará, Congonhas, Santa Luzia e Sete Lagoas, em Minas Gerais.