Inmet alerta para onda de calor no Sul do Brasil
05/02/2026, 22:01:08O alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo, na tarde desta segunda-feira (2), para uma onda de calor que deve atingir diversos municípios dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O aviso vigora desta terça-feira (3) até as 23h59 do sábado (7). O alerta vermelho é o de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet e indica situação de grande risco.
Áreas afetadas
Este alerta abrange mais de 500 municípios, especialmente regiões como o Oeste Catarinense, as áreas Serrana, Noroeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul, além de partes do Centro-Sul, Sudoeste e Sudeste do Paraná.
O que é uma onda de calor?
Uma onda de calor é um evento climático caracterizado por temperaturas extremamente altas, que superam os níveis esperados para uma determinada região e época do ano. Neste caso específico, as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média para a região e por um período superior a cinco dias, conforme informado pelo Inmet.
Riscos à saúde
O Inmet alerta que o calor extremo traz riscos à saúde. Durante períodos de calor intenso, é comum que as pessoas sintam o corpo mais lento, cansado e até tonto. Em janeiro, o Inmet já havia registrado uma onda de calor nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, entre os dias 12 e 14.
Previsões para fevereiro
A previsão do Inmet indica que o mês de fevereiro apresentará temperaturas acima da média em grande parte do país. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, são esperadas temperaturas até 1°C acima da média. Além disso, o mês trará chuvas acima da média nas regiões Norte e Sudeste, enquanto no Sul e Centro-Oeste as chuvas deverão ficar abaixo da média. Meteorologistas esperam que fevereiro seja marcado por longos períodos de tempo seco em várias regiões, intercalados com episódios concentrados de chuva, especialmente no Norte e em partes do Sudeste. Mesmo na ausência de El Niño ou La Niña, o calor deve continuar predominando ao longo do mês.