Medidas para Normalizar o Trânsito Aéreo em Congonhas
04/02/2026, 22:03:12Trânsito aéreo normalizado em Congonhas
O trânsito aéreo do Aeroporto de Congonhas em direção ao Rio de Janeiro foi normalizado durante a madrugada desta segunda-feira (2). Segundo a Aena, concessionária que administra o aeroporto de Congonhas, em razão das condições meteorológicas, quatro partidas e duas chegadas foram canceladas no domingo (1). Mas hoje, o aeroporto de Congonhas está disponível para pousos e decolagens, assim como o serviço de atendimento aos passageiros. A empresa disse ainda que passageiros com viagens programadas devem checar a situação diretamente com as companhias, antes de se deslocarem para o aeroporto.
Condições climáticas no Rio de Janeiro
De acordo com o Sistema Alerta Rio do Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro (RJ) (COR-RJ), a cidade retornou ao estágio 1 de mobilização, às 5 horas. O tempo continua instável na capital fluminense com nebulosidade ao longo do dia. Porém, não há previsão de chuvas de grande impacto. Há previsão de pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde, com possibilidade de rajadas de vento moderadas.
Companhias aéreas respondem
O iG questionou as empresas aéreas sobre a rotina de voos para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira (2) e a Latam Airlines Brasil disse que a situação foi normalizada. Alguns voos que partiam do Rio de Janeiro e iam para a capital fluminense, nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, precisaram ser alterados no domingo (01/02) devido às condições meteorológicas adversas. A empresa informou que presta assistência aos passageiros impactados, reacomodando-os em outros voos e reforçou que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura a todos.
A Azul informou que as operações nos aeroportos de Santos Dumont e Galeão estão normais nesta segunda-feira (2). Em razão das condições do tempo, dois voos precisaram ser alternados e outros dois foram cancelados nos mesmos aeroportos no domingo (1). Os clientes impactados receberam a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança das operações.
A Gol Linhas Aéreas não respondeu aos questionamentos até a publicação da matéria, que está em atualização.