Ucrânia anuncia novas negociações para encerrar guerra
04/02/2026, 06:00:31Novas rodadas de negociações na Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou mais uma rodada para negociar o fim da guerra contra a Rússia. As reuniões estão programadas para acontecer nesta semana e o anúncio foi feito neste domingo (1) por meio das redes sociais do líder ucraniano. Segundo o presidente, a equipe de negociação entregou um relatório. Ele também afirmou que a Ucrânia está pronta para uma discussão e que o país tem interesse no fim da guerra. As reuniões estão programadas para os dias 4 e 5 de fevereiro, próxima quarta e quinta-feira.
"Nossa equipe de negociação acaba de entregar um relatório. As datas para as próximas reuniões trilaterais foram definidas: 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi. A Ucrânia está pronta para uma discussão substancial e temos interesse em garantir que o resultado nos aproxime de um fim real e digno para a guerra. Agradecemos a todos que estão ajudando!", diz a nota divulgada por Zelensky.
A situação atual do conflito
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já dura quase quatro anos. Reuniões para discutir o final da guerra já vêm acontecendo desde o final de janeiro. A iniciativa conta com participação dos Estados Unidos, que pressiona os países por um desfecho do confronto. Uma reunião entre EUA, Rússia e Ucrânia terminou sem avanços no último dia 23 de janeiro. No último período das negociações, a Rússia bombardeou as cidades de Kiev e Kharkiv, deixando 35 pessoas feridas e uma pessoa morta, segundo a BBC News. As autoridades ucranianas afirmaram que os ataques danificaram estruturas críticas, como o sistema de energia da capital, que deixou cerca de 6 mil edifícios sem aquecimento em meio a temperaturas que chegaram a −12 °C. Por conta da guerra, a Rússia já controla cerca de 20% do território ucraniano, incluindo a Crimeia e áreas do leste do país. Para Zelensky, a questão territorial segue sendo a principal discordância para um eventual acordo de paz.