TRE-SP retoma horário normal para atendimento eleitoral

TRE-SP retoma horário normal para atendimento eleitoral

Prazo para Regularização Eleitoral

As eleições de 2026 ocorrerão no dia 4 de outubro. Com a aproximação desse importante evento, a Justiça Eleitoral de São Paulo faz um alerta: o prazo final para emitir o primeiro título, transferir o domicílio, atualizar dados cadastrais e regularizar pendências é até o dia 6 de maio. Muitos dos serviços podem ser realizados online, através do Autoatendimento Eleitoral, mas algumas situações, como a emissão do primeiro título ou coleta de biometria, exigem atendimento presencial. Portanto, para evitar filas de última hora, é aconselhável regularizar sua situação o quanto antes.

Atendimento Nos Cartórios Eleitorais

A partir de segunda-feira (2), os cartórios eleitorais de São Paulo retornarão ao atendimento ao público de segunda a sexta, das 11h às 17h, após um período de expediente reduzido em janeiro, conforme a Portaria TRE-SP nº 312/2025. O atendimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), localizada no centro da capital, também voltará ao horário normal, das 12h às 18h. Para localizar o cartório mais próximo, é simples: basta acessar o site do TRE-SP e utilizar a ferramenta de consulta de zonas eleitorais. Essa consulta pode ser feita por município, endereço residencial ou número da zona eleitoral, mas é necessário realizar um agendamento prévio para o atendimento.

Mobilização Para Eleições

No maior colégio eleitoral do país, o TRE-SP se mobiliza para assegurar que mais de 33,5 milhões de eleitores estejam com a situação regular para votar em outubro. Atualmente, 393 zonas eleitorais atendem os 645 municípios paulistas. Na Região Metropolitana, cinco cidades concentram mais de 12 milhões de eleitores: São Paulo, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco e Santo André. A capital lidera com 9,1 milhões de eleitores e 57 cartórios eleitorais. Guarulhos tem 930.326 eleitores e sete zonas eleitorais. Osasco (575.730 eleitores) e Santo André (566.508 eleitores) possuem seis unidades cartorárias cada. No interior e litoral, se destacam São José dos Campos (525.356 eleitores e quatro ZEs), Sorocaba (514.686 eleitores e cinco ZEs), Ribeirão Preto (460.463 eleitores e quatro ZEs) e Santos (341.412 eleitores e três ZEs). O TRE-SP orienta que os eleitores não deixem para buscar atendimento presencial de última hora, para evitar filas e sobrecarga nos sistemas.

Novas Sedes e Melhorias

Com foco na melhoria do atendimento ao eleitorado, a Justiça Eleitoral de São Paulo tem investido na modernização da estrutura física dos cartórios. O programa, iniciado em 2022, visa substituir imóveis cedidos por prefeituras por sedes próprias ou locadas diretamente pelo Tribunal, garantindo maior autonomia administrativa e padronização dos serviços. Desde o início do projeto, 21 novas unidades já foram entregues, oferecendo espaços mais modernos e acessíveis ao atendimento da população. Somente em 2025, cinco novas sedes foram inauguradas em municípios como Pirapozinho, Itapeva, Itaporanga, Ribeirão Preto e Cosmópolis.