Escândalo do Banco Master e suas ligações com Toffoli
27/01/2026, 18:07:03O Escândalo do Banco Master
O escândalo do Banco Master é impactante por algumas razões. Um primeiro ponto são os valores envolvidos, de imensas proporções. Só o BRB teria perdido cerca de R$ 16 Bilhões com o banco de Daniel Vorcaro. Outro ponto são os múltiplos tentáculos na atuação do Master no mercado, mesclando ofertas de ganhos irreais com uma claríssima leniência dos órgãos de controle.
Relações Complicadas
Mas um aspecto realmente chocante são as relações do banco em questão, e de seu enroladíssimo controlador, com o Supremo Tribunal Federal, envolvendo de modo direto dois de seus ministros, Dias Tofolli e Alexandre de Moraes. Caminhando num sentido totalmente contrário à sua atuação no STF, Moraes se fechou em copas e adotou uma espécie de “low profile”. Sumiu até a poeira baixar.
As explicações sobre o milionário contrato de sua esposa advogada com o Banco Master – R$ 129 milhões em 36 meses – foram e são claramente insuficientes. A primeira-dama do ministro foi contratada pelo cargo do marido e não há nada em seu escritório e menos ainda em sua atuação que justifique essa montanha de dinheiro.
Erros de Toffoli
É Tofolli, porém, que se complica mais a cada dia. A ele coube a investigação do Master. Instalou-se inquérito, iniciaram-se as investigações, mas o Ministro comete erros técnicos em sequência. Chegou a tirar a investigação da competência da Polícia Federal e transferir para a PGR e, na sequência, voltou atrás. Não sem antes indicar ele próprio quem deveria atuar como perito no caso. Tudo bastante heterodoxo, estranho e sem lugar.
Ação Inusitada no STF
Um certo estranhamento já havia marcado presença quando o mesmo Toffoli entendeu por bem “puxar” as ações envolvendo o Banco Master para o STF – todas tramitavam na primeira instância – colocando-as, ainda, sob sua relatoria, em dezembro de 2025. Depois veio a acareação entre pessoas que nem havia prestado depoimento ainda, presidente do BRB, Vorcaro e diretor do Bacen. Toffoli, quanto a isso, voltou atrás. No entanto, essa parte técnica, incrivelmente, ainda não é o pior. Toffoli pode estar envolvido em relações escusas com Vorcaro e seu banco.