PRF alerta sobre riscos na caminhada de Nikolas Ferreira
24/01/2026, 12:09:13A falta de comunicação da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não foi informada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL) sobre a caminhada entre Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais, e Brasília, no Distrito Federal. Segundo a corporação, essa falta de aviso prévio "impediu o planejamento antecipado de medidas mitigadoras de risco para o trecho".
Por meio de uma nota encaminhada ao Portal iG, a PRF destacou que monitora o movimento de parlamentares e populares em direção a Brasília, pela BR-040, e alertou sobre os "riscos inerentes" ao fluxo extraordinário na via. A nota afirma: "Por questões estritamente operacionais e de segurança viária, a PRF ressalta os riscos inerentes ao fluxo extraordinário na via, visto que não houve comunicação prévia do deslocamento junto à autoridade de trânsito, o que impediu o planejamento antecipado de medidas mitigadoras de risco para o trecho".
Os detalhes da caminhada
Atualmente no terceiro dia de caminhada, Nikolas Ferreira está acompanhado de cerca de 100 pessoas. Entre os participantes estão militantes bolsonaristas e políticos, como os vereadores de Belo Horizonte Vile Santos (PL) e Pablo Almeida (PL), além dos deputados federais Carlos Jordy (PL), Zé Trovão (PL) e Gustavo Gayer (PL). Em suas redes sociais, Nikolas Ferreira informou que havia completado 100 quilômetros caminhados e que o grupo já estava no estado de Goiás.
A carta aberta ao povo do Brasil
Na noite de segunda-feira (19), o deputado divulgou uma “carta aberta ao povo do Brasil”, onde explicou seus motivos para iniciar o percurso de 240 km, que vai de Minas Gerais ao Distrito Federal. No texto, ele fala sobre a "desumanização dos brasileiros presos, após o dia 8 de janeiro", e a "perseguição sistemática a opositores políticos, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro".
Ele argumenta que “essa causa passa, necessariamente, pela derrubada do veto à dosimetria das penas no Congresso” e destaca que o objetivo é chegar a Brasília no domingo (25).
Posicionamento da assessoria de Nikolas Ferreira
A reportagem questionou a assessoria de imprensa de Nikolas Ferreira sobre o posicionamento da PRF, que apontou riscos na caminhada por causa da falta de aviso prévio. A assessoria respondeu que a decisão de iniciar a caminhada foi tomada no mesmo dia em que o deputado estava em Paracatu para a entrega de uma emenda parlamentar, o que justificaria a execução da atividade no mesmo dia. Também alegaram que, mesmo assim, foram encaminhados ofícios à PRF e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), informando oficialmente sobre o percurso pela BR-040.
A assessoria ressaltou que, no primeiro dia, o número de participantes era pequeno, por ser um início. Informaram ainda que a Secretaria-Executiva da Diretoria de Operações da PRF confirmou o recebimento do ofício e seu registro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A nota explica: "Ou seja, houve comunicação formal dentro das possibilidades concretas do caso", reconhecendo, porém, que não houve comunicação prévia, mas que essa aconteceu no dia do início da caminhada. Por fim, a assessoria afirmou que, além da PRF, outros órgãos de segurança pública estão sendo informados conforme a caminhada avança.
"A caminhada segue de forma pacífica e monitorada, atualmente pela BR-040, e a previsão de chegada em Brasília é dia 25 de janeiro, com encerramento na Praça do Cruzeiro", conclui. A assessoria também enfatiza que "o deputado mantém diálogo permanente com as autoridades e reafirma o compromisso com a segurança e o respeito às instituições".