O mundo em 2X: ansiedade, a um passo para a depressão

As discussões começam por um mero derrubar de um lenço. Figura de linguagem é claro.

O mundo em 2X:  ansiedade, a um passo para a depressão

Observando que as pessoas — quase todas — estão utilizando o modelo 2x para ouvir suas mensagens, pode-se concluir que estão todas aceleradas. É como se o tempo estivesse se esgotando. No entanto, minutos, horas, dias e semanas — e depois os anos — continuam obedecendo às mesmas medidas.

Esse fenômeno da aceleração aponta para a ansiedade, prima-irmã da depressão. Ninguém mais espera dez minutos em filas de bancos ou supermercados sem reclamar. E, se falta energia ou internet, é um Deus nos acuda.

Quem não percebe pequenos toques de compulsão está muito próximo da explosão sem saber o porquê. Dá descarga antes de terminar o famoso número um, deixa luzes acesas achando que já as apagou, não tem paciência diante de uma internet mais lenta, solta o cinto de segurança do carro antes mesmo de parar. Todos esses toques ou sintomas apontam para uma verdadeira crise de abstinência de paciência.

Esses fenômenos, somados, levam às famosas discussões com parentes, amigos e até estranhos por motivos fúteis. Daí para a briga é apenas um passo.

Creditos: Professor Raul Rodrigues