Agentes federais ferem duas pessoas em Portland
10/01/2026, 18:03:57Incidente em Portland
Duas pessoas foram baleadas por agentes federais dos Estados Unidos na tarde desta quinta-feira (08) em Portland, no Oregon, por volta de 14h20, no horário local (19h20, no horário de Brasília), segundo autoridades locais. A ação ocorre um dia após a morte de uma mulher em Minneapolis por um agente de imigração. As informações são do The Washington Post.
A polícia de Portland informou que atendeu à ocorrência e encontrou as duas vítimas com ferimentos causados por disparos. Elas foram levadas a um hospital, e o estado de saúde não foi divulgado pelo departamento.
Reação do prefeito
O prefeito Keith Wilson afirmou que a cidade não aceitará a escalada de violência vinculada a ações federais. “Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as proteções constitucionais se deterioram e o derramamento de sangue aumenta”, declarou Wilson em comunicado. Em outro trecho, o prefeito reforçou que “Portland não é um ‘campo de treinamento’ para agentes militarizados, e o uso de ‘força total’ ameaçado pelo governo tem consequências mortais”.
Wilson não esclareceu a qual órgão federal pertencem os agentes envolvidos, mas reforçou o pedido para que o ICE interrompa suas atividades na cidade. Ele citou ainda a morte de uma mulher em Minneapolis na quarta-feira (08), atribuída a um agente do mesmo serviço.
Contexto da violência
Caso semelhante ocorreu um dia antes, quando uma mulher de 37 anos morreu após ser baleada por um agente de imigração durante uma operação federal em Minneapolis, Minnesota. Segundo o chefe da polícia local, Brian O'Hara, ela estava em um carro quando houve disparos e morreu após ser levada ao hospital.
O Departamento de Segurança Interna afirmou que “manifestantes violentos” tentaram atropelar agentes e disse que o agente do ICE atirou “em legítima defesa”. O prefeito da cidade, Jacob Frey, também se revoltou com a ação e contestou a versão federal ao declarar que a alegação é “uma grande mentira”.