Invasão americana à Venezuela acende o alerta para toda a América Latina, inclusive o Brasil

:Ação americana gera indignação e levanta preocupações sobre as intenções geopolíticas em meio a uma crise humanitária

Invasão americana à Venezuela acende o alerta para toda a América Latina, inclusive o Brasil

Na madrugada deste sábado, 3, o mundo foi surpreendido com a invasão americana à Venezuela, resultando no sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cília Flores, em Caracas. A ação, amplamente condenada por especialistas em relações internacionais, não apenas fere a soberania venezuelana, mas também suscita reflexões sobre a direção que as potências mundiais estão tomando em suas políticas externas.

Embora a figura de Maduro seja controversa e seu governo seja alvo de críticas por seus métodos autoritários, essa intervenção levanta questões mais amplas. A indignação não se restringe ao apoio à ditadura, mas à realidade de que uma das maiores potências armamentistas do mundo, os Estados Unidos, pode estar agindo sob a liderança de um indivíduo que parece desconsiderar as consequências de suas ações. O que está em jogo é muito mais do que a luta contra o narcotráfico ou a defesa da democracia; trata-se de um interesse estratégico em uma das maiores reservas de petróleo do planeta.

A relação dos Estados Unidos com regimes autocráticos, como o da Arábia Saudita, contradiz a justificativa de uma intervenção baseada em princípios democráticos. O verdadeiro motivo por trás da invasão parece estar ligado às vastas reservas de petróleo da Venezuela, um recurso que poderia ser uma peça-chave nos planos de Donald Trump. Essa lógica de exploração e dominação econômica ecoa preocupações legítimas sobre a possibilidade de que o Brasil, com suas próprias reservas e riquezas naturais, possa ser o próximo alvo da cobiça americana. O apoio da direita brasileira, especialmente de grupos alinhados ao bolsonarismo, à intervenção nos assuntos venezuelanos é alarmante.

Portanto, a invasão dos Estados Unidos à Venezuela não deve ser vista apenas como um evento isolado, mas como um sintoma de um padrão mais amplo de comportamento geopolítico que ameaça a soberania de nações em toda a América Latina.

O presidente Lula que se posicione firmemente e tenha cuidado com o entreguismo covarde do bolsonarismo.

Creditos: Professor Fábio Andrey