Bolsonaro deixa hospital e retorna à prisão na PF

Bolsonaro deixa hospital e retorna à prisão na PF

Alta Hospitalar de Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (1º) e voltou a cumprir sua pena na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Bolsonaro estava internado desde o último dia 24 para realizar uma cirurgia de hérnia.

Decisão do STF

O retorno à prisão ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negar o pedido da defesa para que ele ficasse em prisão domiciliar. Bolsonaro deixou o hospital DF Star no final da tarde, após passar por três procedimentos cirúrgicos entre os dias 27 e 30 de janeiro. Durante a internação, ele enfrentou picos de hipertensão e crises de soluço.

Condições na Superintendência da PF

Ao decidir pelo retorno à prisão, Moraes salientou que, "diferentemente do alegado pela defesa, não houve agravamento da situação de saúde de Jair Messias Bolsonaro, mas, sim, quadro clínico de melhora dos desconfortos após as cirurgias eletivas". O ministro destacou ainda que as prescrições médicas requeridas podem ser administradas na Superintendência da Polícia Federal sem prejudicar a saúde do custodiado.

Estado de Saúde do Ex-Presidente

Conforme o boletim médico divulgado na última quarta-feira (31), o exame de endoscopia indicou a "persistência de esofagite e gastrite". O ex-presidente seguirá tratamento para refluxo gastroesofágico, fisioterapia respiratória e terapia com CPAP.

Orientações Médicas e Conforto na Prisão

Bolsonaro recebeu orientações para um autocuidado mais rigoroso, como uma alimentação mais fracionada e evitar se deitar após as refeições. Na cela em que está preso, que possui um espaço de 12 m², ele não convive com outros detentos e tem acesso a conforto, como ar-condicionado, televisão e banheiro privado.

Visitas Restringidas

As visitas ao ex-presidente foram restringidas e precisam ser autorizadas previamente por Moraes, exceto aquelas promovidas por advogados e médicos. Até o momento, ele recebeu a visita de sua esposa, Michelle Bolsonaro, além de seus filhos Flávio, Carlos e Jair Renan.