Datafolha mostra PT como partido preferido dos eleitores

Datafolha mostra PT como partido preferido dos eleitores

Contexto da Pesquisa

O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua na dianteira como a sigla preferida dos brasileiros, agora acompanhado pelo PL, legenda alavancada na memória nacional pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mostra nova pesquisa Datafolha. A sigla de esquerda se mantém como a mais lembrada desde o final da década de 1990, com 24% dos votos espontâneos, enquanto o PL ocupa a segunda posição com 12%.

Estabilidade do PT

O cenário é de estabilidade para o PT no terceiro governo Lula, com índices que variam de 23% a 27%. A pesquisa, que consultou 2.002 pessoas entre os dias 2 e 4 de dezembro em 113 municípios, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Crescimento do PL

O PL alcançou um índice recorde na série histórica, que teve início em 1989, e tem crescido expressivamente desde dezembro de 2021, quando passou a ser citado de forma consistente nas pesquisas. O ponto máximo do PT foi registrado em setembro de 2022, quando a sigla foi lembrada por 31% dos brasileiros.

Histórico de Preferências Partidárias

A pesquisa destaca que, ao longo da série histórica do Datafolha, o PT apenas perdeu a liderança para o PMDB, que obteve 19% em 1992 e 1993. Desde então, a legenda se firmou como a mais lembrada pelos eleitores brasileiros, embora mais de 40% afirmem não ter preferência partidária.

Destaques por Segmentos

O levantamento revela que o PT apresenta taxas de menções elevadas entre pessoas com ensino fundamental (31%), moradores do Nordeste (31%), católicos (30%) e eleitores de Lula (50%). Por outro lado, o PL destaca-se entre aqueles com renda mensal de 5 a 10 salários mínimos (19%) e eleitores de Bolsonaro (29%).