Desafios de Itamar Schülle na Montagem do Elenco do CSA
25/12/2025, 18:00:44O Desafio da Montagem do Novo Elenco
O técnico Itamar Schülle faz uma avaliação da pré-temporada do CSA. Ele montou um novo elenco, observou os atletas em jogos-treino e luta contra o tempo para montar um time competitivo no Campeonato Alagoano, que começa no dia 11 de janeiro, contra o Coruripe, no Rei Pelé. "A gente não pode parar em frente a um problema, precisa fazer o melhor dentro daquilo que tem".
Estratégia de Implementação
Schülle reconhece que montar um time não é uma tarefa simples e que, diferente de situações anteriores, agora ele tem o desafio de trabalhar com uma base muito limitada. "Realmente é um desafio muito grande. Quando chega num clube e tem uma espinha dorsal, você vai conversando com a diretoria e contratando outros atletas para fortalecer o que você tem. Aqui, foi ao contrário. Chegamos e tinha o Ciel contratado e tinha o Robinho... Depois, chegou o Ramon".
Superando Dificuldades
O técnico ainda relembra as dificuldades enfrentadas na construção do elenco: "Estamos contratando. E há uma dificuldade bem maior do que em anos anteriores no CSA, porque o time caiu para a Série D. E tem atletas que não querem jogar nessa divisão, querem a B, a C. A equipe de Série D passa a ser a última opção daquele jogador e, às vezes, ele fica esperando".
Foco no Entrosamento
Para garantir que o novo elenco esteja entrosado, Schühle tem implementado dinâmicas específicas entre os jogadores. "Além de trazer esse grupo novo, tem que fazer esses jogadores se conhecerem. E, para isso, temos os treinamentos, às vezes em dois períodos, temos outras atividades para que esse grupo se sinta bem, crie vínculos, companheirismo, amizade". Ele reforça a importância de construir um clima de equipe forte e unido.
Experiência Prévia
Com experiência em situações semelhantes, como no Santa Cruz, onde teve que montar uma equipe em apenas 20 dias para estrear na Copa do Brasil, Schülle conhece bem as demandas e a pressão envolvidas na montagem do time. "Se agente olhar os problemas, eles são tantos. A gente não pode parar em frente a um problema, tem que fazer o melhor dentro daquilo que tem".