Melhores rodovias do Brasil são reveladas em ranking
22/12/2025, 09:10:55Ranking revela as melhores rodovias do Brasil
Um novo levantamento analisou mais de 114 mil km de estradas, apontando melhorias na qualidade da malha viária e destacando o melhor desempenho das vias concedidas. O estudo, realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), trouxe à tona informações importantes sobre as rodovias brasileiras, evidenciando que 38% da malha rodoviária foi classificada como ótima ou boa, um aumento em relação aos 33% registrados no ano anterior.
Os dados revelam também que os trechos considerados ruins ou péssimos caíram de 26,6% para 19,1%. O ranking das 10 rodovias mais bem avaliadas no país foi divulgado na última quarta-feira (17) e, com isso, é possível observar que a maior parte das vias que se destacam está nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Ranking das 10 rodovias mais bem avaliadas
A CNT indicou que a maior parte das rodovias melhor avaliadas é de concessão à iniciativa privada, demonstrando que esse modelo impacta diretamente na qualidade da infraestrutura viária. Confira a lista das 10 rodovias mais bem avaliadas:
- SP-270 – Rodovia Raposo Tavares (SP) | Trecho: Presidente Epitácio – Ourinhos | Concedida
- RJ-124 – Via Lagos (RJ) | Trecho: Rio Bonito – São Pedro da Aldeia | Concedida
- SP-348 – Rodovia dos Bandeirantes (SP) | Trecho: Cordeirópolis – São Paulo | Concedida
- SP-225 – Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP) | Trecho: Itirapina – Santa Cruz do Rio Pardo | Concedida
- SP-320 – Rodovia Euclides da Cunha (SP) | Trecho: Rubinéia – Mirassol | Gestão pública
- BR-050 – Antiga Anhanguera (MG) | Trecho: Araguari – Delta | Concedida
- SP-070 – Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP) | Trecho: Taubaté – Guarulhos | Concedida
- SP-021 – Rodoanel Mário Covas (SP) | Trecho: Arujá – São Paulo | Concedida
- SP-270 – Rodovia Raposo Tavares (SP) | Trecho: São Paulo – Itapetininga | Concedida
- BR-050 – Antiga Anhanguera (GO) | Trecho: Cristalina – Cumari | Concedida
Concessões e seus impactos na qualidade das estradas
O relatório da CNT também destaca que as rodovias concedidas à iniciativa privada têm desempenho superior às de gestão pública. Segundo a pesquisa, 64,4% das estradas sob administração pública apresentam algum tipo de problema no pavimento, o que pode elevar os custos operacionais em até 35,8%. Em contrapartida, nas rodovias concedidas, esse índice é muito menor, com apenas 34,4% de problemas e um impacto médio de 18,4% nos custos operacionais.
Para a confederação, esse modelo de concessão é estratégico para atrair investimentos, melhorar a segurança viária e reduzir a dependência de recursos públicos. Apesar dos desafios ainda presentes em várias regiões do país, o levantamento indica uma tendência de recuperação gradual da malha rodoviária brasileira, especialmente nos trechos concedidos, que concentram a maior parte das estradas que obtiveram as melhores avaliações.
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