Melhores rodovias do Brasil são reveladas em ranking

Melhores rodovias do Brasil são reveladas em ranking

Ranking revela as melhores rodovias do Brasil

Um novo levantamento analisou mais de 114 mil km de estradas, apontando melhorias na qualidade da malha viária e destacando o melhor desempenho das vias concedidas. O estudo, realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), trouxe à tona informações importantes sobre as rodovias brasileiras, evidenciando que 38% da malha rodoviária foi classificada como ótima ou boa, um aumento em relação aos 33% registrados no ano anterior.

Os dados revelam também que os trechos considerados ruins ou péssimos caíram de 26,6% para 19,1%. O ranking das 10 rodovias mais bem avaliadas no país foi divulgado na última quarta-feira (17) e, com isso, é possível observar que a maior parte das vias que se destacam está nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Ranking das 10 rodovias mais bem avaliadas

A CNT indicou que a maior parte das rodovias melhor avaliadas é de concessão à iniciativa privada, demonstrando que esse modelo impacta diretamente na qualidade da infraestrutura viária. Confira a lista das 10 rodovias mais bem avaliadas:

  • SP-270 – Rodovia Raposo Tavares (SP) | Trecho: Presidente Epitácio – Ourinhos | Concedida
  • RJ-124 – Via Lagos (RJ) | Trecho: Rio Bonito – São Pedro da Aldeia | Concedida
  • SP-348 – Rodovia dos Bandeirantes (SP) | Trecho: Cordeirópolis – São Paulo | Concedida
  • SP-225 – Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP) | Trecho: Itirapina – Santa Cruz do Rio Pardo | Concedida
  • SP-320 – Rodovia Euclides da Cunha (SP) | Trecho: Rubinéia – Mirassol | Gestão pública
  • BR-050 – Antiga Anhanguera (MG) | Trecho: Araguari – Delta | Concedida
  • SP-070 – Ayrton Senna / Carvalho Pinto (SP) | Trecho: Taubaté – Guarulhos | Concedida
  • SP-021 – Rodoanel Mário Covas (SP) | Trecho: Arujá – São Paulo | Concedida
  • SP-270 – Rodovia Raposo Tavares (SP) | Trecho: São Paulo – Itapetininga | Concedida
  • BR-050 – Antiga Anhanguera (GO) | Trecho: Cristalina – Cumari | Concedida

Concessões e seus impactos na qualidade das estradas

O relatório da CNT também destaca que as rodovias concedidas à iniciativa privada têm desempenho superior às de gestão pública. Segundo a pesquisa, 64,4% das estradas sob administração pública apresentam algum tipo de problema no pavimento, o que pode elevar os custos operacionais em até 35,8%. Em contrapartida, nas rodovias concedidas, esse índice é muito menor, com apenas 34,4% de problemas e um impacto médio de 18,4% nos custos operacionais.

Para a confederação, esse modelo de concessão é estratégico para atrair investimentos, melhorar a segurança viária e reduzir a dependência de recursos públicos. Apesar dos desafios ainda presentes em várias regiões do país, o levantamento indica uma tendência de recuperação gradual da malha rodoviária brasileira, especialmente nos trechos concedidos, que concentram a maior parte das estradas que obtiveram as melhores avaliações.

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