Despesas Extras de Fim de Ano em Condomínio

Despesas Extras de Fim de Ano em Condomínio

Entendendo as Despesas Extras de Fim de Ano

Você sabe quais despesas extras costumam surgir nos condomínios no fim de ano? Como a convenção deve prever esse tipo de gasto? Se o orçamento anual não contemplar os gastos típicos do final do ano, o condomínio pode fazer rateios extras?

O novo episódio do iGuilino - um guia para quem mora em condomínio - foi ao ar nesta terça-feira (15) e trouxe esclarecimentos sobre essas questões importantes. O convidado da semana foi o advogado Taunai Moreira, especialista em Direito Condominial.

Dúvidas Comuns Respondidas

No episódio, abordamos pontos cruciais, como:

  • Se o fracionamento anual de despesas sazonais precisa estar previsto na convenção ou regulamento interno;
  • Se o fundo de reserva pode ser usado para cobrir custos sazonais ou se isso viola a finalidade do fundo;
  • Se o 13º dos funcionários deve obrigatoriamente ser previsto como despesa anual do condomínio;
  • Se a taxa extra para pagar 13º dos empregados é permitida;
  • Se a entrega antecipada da cota de janeiro é juridicamente recomendável;
  • Se os funcionários do condomínio podem solicitar ou cobrar a tradicional 'caixinha de Natal' dos moradores.

Esses questionamentos são muito comuns entre os moradores, especialmente nesta época do ano, onde as festas e férias trazem à tona uma série de gastos adicionais que precisam ser planejados.

Mande Sua Dúvida

Se você tem dúvidas sobre regras e convivência em condomínios, envie sua pergunta para iguilino@ig.com.br. Sua questão pode ser respondida no próximo episódio!