Honrarias que Constroem História: Ponte Hélio Nogeuira Lopes

Entre gratidão, memória e justiça histórica, a cidade reafirma o valor das homenagens e desmonta críticas movidas pelo desconhecimento e pela má fé.

Honrarias que Constroem História: Ponte Hélio Nogeuira Lopes

1º tempo:

Quando se recebe um presente, é deselegante devolvê-lo ou reclamar do que foi recebido. Aquilo que é dado de coração deve ser aceito e agradecido.
É preciso ser longevo para explicar que, nos tempos de Freitas Cavalcante — senador da República nascido em Penedo —, seu nome foi dado a uma escola da cidade como forma de gratidão pelos feitos do político. Nada mais justo do que homenagear quem fez por merecer.

2º tempo:

Nos anos de 1989/1990, Penedo teve um governador de Estado, Moacir Lopes Andrade, e várias foram as homenagens prestadas à sua família por meio dos nomes de seu pai — Colégio Alcides Andrade — e de sua mãe — Conjunto Rosete Andrade — Rodovia Alcides Andrade entre Porto Real de Colégio e São Brás - por indicação de deputados estaduais, em merecidas citações.
O ex-prefeito Alexandre Toledo também teve, em seus mandatos, prestígio para dar nome à Avenida Cândido Toledo e à Escola Alda Toledo, por indicações de vereadores que legitimaram tais nomenclaturas.

Repito: não se deve rejeitar homenagens aos importantes entes queridos, e autoridades constituídas.

Portanto, ratificam-se as homenagens endereçadas à família Lopes por meio das escolhas feitas pelos deputados estadual Inácio Loyola — com a Rodovia Hélio Lopes, entre Penedo e São Sebastião — e federal Luciano Amaral, e ratificada no senado da república por citação do senador Renan Calheiros  — que denominou também de Hélio Lopes a Ponte Penedo/Neópolis. Hélio Lopes foi um verdadeiro penedense: prefeito, deputado estadual por vários mandatos, presidente do LIFAL (Laboratório Farmacêutico de Alagoas) e superintendente da SUAVAL, órgão que integrava ações governamentais voltadas à rizicultura ao longo do rio São Francisco, entre Penedo e Pão de Açúcar, e membro da comitiva de Alagoas na eleição do Presdiente Tancredo Neves no Colégio Eleitoral no Congresso Nacional.

Historicamente, Ronaldo Lopes é o prefeito que mais homenagens prestou a figuras penedenses de relevante participação na vida pública, dando nomes de ruas a pessoas comuns da sociedade, em respeito aos serviços prestados. E isso, saliente-se, substituindo denominações como Rua A, Rua B, Rua C — nomenclaturas impróprias para uma cidade do porte de Penedo, rica em história.

Quanto às críticas feitas às homenagens prestadas ao nome de Hélio Nogueira Lopes, que desçam os críticos aos seus ridículos patamares de detratores do além-túmulo, por reverberarem suas falácias entre o grupelho de camaradas afeitos ao caos.

Creditos: Professor Raul Rodrigues