Papa é escoltado por caças da Embraer no Líbano

Papa é escoltado por caças da Embraer no Líbano

Chegada do Papa ao Líbano


O papa Leão XIV chegou neste domingo (30) ao Líbano a bordo de um Airbus A320neo da ITA Airways, após passar alguns dias na Turquia, e sua aeronave foi escoltada na aproximação a Beirute por dois caças Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea do país. As informações são do Aeroin.

Escolta Aérea Durante a Chegada


A escolta ocorreu no início da tarde, durante o procedimento de descida para o Aeroporto Internacional de Beirute, como parte da recepção oficial preparada pelas autoridades libanesas. Os A-29 que acompanharam o voo papal fazem parte do conjunto de aeronaves mais avançadas do inventário militar libanês. O Líbano encomendou seis unidades do modelo, produzidas em parceria pela Embraer e pela Sierra Nevada Corporation na fábrica de Jacksonville, na Flórida.

Financiamento e Aquisição das Aeronaves


A aquisição foi financiada por um programa dos EUA. A venda dos A-29 foi realizada por meio de um financiamento do governo dos Estados Unidos destinado a equipar nações aliadas com material militar. As aeronaves libanesas decolaram para encontrar o A320neo da ITA Airways e seguiram lado a lado com o papa Leão XIV até o pouso.

Encontro com Autoridades Libanesas


Após o desembarque, o papa seguiu para o Palácio Presidencial, em Beirute, onde se encontrou com autoridades locais, representantes da sociedade civil e o Corpo Diplomático. Em seu discurso, tratou do papel da paz na reconstrução social libanesa, destacando desafios como instabilidade, conflitos, migração e reconciliação nacional.
“É uma grande alegria encontrar-vos e visitar esta terra onde 'paz' é muito mais do que uma palavra: aqui a paz é um desejo e uma vocação, é um dom e um canteiro sempre aberto”, afirmou logo no início da fala. O pontífice dedicou o pronunciamento a temas como resiliência, esperança, permanência dos jovens no país, reconciliação e participação da sociedade civil.