Circuito Penedo de Cinema traz oficinas e workshops
20/11/2025, 07:00:03Programação diversificada
O Circuito Penedo de Cinema chegou à sua 15ª edição e se consolidou como um dos mais importantes eventos audiovisuais do país. Ao total, foram realizadas 10 oficinas, 22 exibições na Mostra Infantil e 15 sequências didáticas entre workshops, rodas de conversa e fóruns de cinema, que promoveram imersão, troca de conhecimento e valorização da cultura e da economia criativa.
Atividades formativas
As atividades formativas foram realizadas em diversos espaços da cidade, como o Centro de Convenções, Praça Marechal Deodoro, Cine Penedo, Theatro Sete de Setembro e o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos, aproximando o público da arte e da produção cinematográfica. A programação foi pensada para todos os públicos, abrangendo estudantes, profissionais do setor audiovisual, produtores, diretores, artistas e interessados no tema, reforçando o caráter democrático e educativo do evento.
Destaques das oficinas
Entre as oficinas, destacou-se “A Verona do São Francisco – Romeu e Julieta”, ministrada pelo ator Alexandre Barillari, que utilizou os cenários históricos de Penedo como palco para a gravação de um curta-metragem inspirado na clássica obra de Shakespeare. Participaram da oficina alunos do ArtIfal, do Instituto Federal de Alagoas, e penedenses interessados em atuação, com ou sem experiência.
Mostra Infantil de Cinema
A Mostra Infantil de Cinema também encantou o público. Alunos das redes pública e privada de Penedo participaram das exibições, demonstrando o compromisso do Circuito em formar novas plateias e estimular o interesse das crianças e jovens pela sétima arte. Além disso, o evento contou com outras atividades formativas, como as oficinas “Introdução à Animação – Stop Motion”, “O Processo da Realização Audiovisual” e “Direção para o Cinema de Animação”, além de workshops temáticos, sequências didáticas, rodas de conversa, bate-papos e coletivas de imprensa com realizadores e convidados.
Ações promovidas pela ASTEC
As ações foram realizadas pela Associação de Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC), em parceria com a UFAL, coordenadora do Circuito Penedo de Cinema, que atuou de forma decisiva na promoção e no fortalecimento da economia criativa local. “As ações formativas representam um importante investimento em capacitação e inclusão cultural. A ASTEC reforça o compromisso com a promoção da arte, da economia criativa e do desenvolvimento de Penedo como polo audiovisual”, disse Maik Vieira, Diretor de Turismo da ASTEC.
Programação e apoio institucional
A programação também incluiu mostras de cinema nacional e internacional, sessões ao ar livre na Praça Marechal Deodoro, exibições no Cine Penedo seguidas de bate-papos com diretores e atores, e o Encontro do Fórum de Festivais de Cinema. O público ainda teve a oportunidade de conhecer produções gravadas em Penedo, como é o caso de “Frames de Uma Promessa”, de Igor Machado, e da animação “Azul Índigo”, de Andreia Paiva.
A 15ª edição do Circuito Penedo de Cinema foi promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS). Contou ainda com o patrocínio da Prefeitura de Penedo, da Associação dos Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC), do Sebrae e do IMA, além do apoio da Mistika, DOT, Fórum dos Festivais, Cardume, Fredyart, Super Connect e da Codevasf.