Motta confirma votação do PL Antifacção para esta terça

Motta confirma votação do PL Antifacção para esta terça

Confirmação da Votação do PL Antifacção

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), confirmou para esta terça-feira (18) a votação pela Câmara do projeto de lei Antifacção (PL 5582/25). Para ele, essa é a resposta mais dura que o Parlamento vai dar no enfrentamento ao crime organizado.

Ainda sem consenso

Motta confirmou a votação apesar de não haver consenso entre governistas e parlamentares da oposição sobre vários pontos da proposta. Para ele, segurança pública exige firmeza, garantias e eficiência institucional.

Aumento das Penas e Novas Medidas

“O projeto aumenta as penas para integrantes de facções e dificulta o retorno às ruas, também cria e integra os Bancos Nacional e Estaduais de Dados sobre as Organizações Criminosas. Vamos em frente com responsabilidade e a urgência que o tema requer”, afirmou por meio de suas redes sociais.

Expectativas para a Votação

A expectativa era de que o plenário da Câmara votasse durante a última quarta-feira (12) no PL Antifacção, após o relator Guilherme Derriete (PP) recuar e apresentar uma nova versão do parecer para atender demandas do governo federal e da Polícia Federal (PF).

Reunião com Governadores

Durante a última quarta, governadores de direita se reuniram no período da tarde com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para pedir o adiamento da votação de projetos sobre segurança pública, inclusive o PL Antifacção.