Treinamento da Vigilância Sanitária em nova empresa alimentícia
17/11/2025, 18:00:06Treinamento Técnico da Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária de Penedo realizou um treinamento técnico na nova empresa do ramo de alimentação que foi inaugurada na cidade, ação de orientação sobre as boas práticas exigidas para serviços de alimentação, garantindo que o estabelecimento inicie suas atividades em conformidade com as normas sanitárias vigentes.
Durante o treinamento, a equipe do setor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou temas essenciais para a segurança dos alimentos, como higienização adequada de ambientes e utensílios, controle de temperatura, manipulação correta dos alimentos, responsabilidades dos manipuladores, acondicionamento e armazenamento seguro, além da importância de manter registros atualizados de todos os processos.
O cumprimento rigoroso dessas práticas reduz riscos de contaminação e assegura a oferta de produtos seguros à população.
“O proprietário da Padaria e Conveniência Pão Nosso, antes da inauguração do estabelecimento, procurou a Vigilância Sanitária solicitando um treinamento voltado especificamente para boas práticas no empreendimento de alimentos, visando capacitar a equipe para garantir a manipulação segura dos alimentos, conforme as diretrizes da Anvisa, reforçando os requisitos sanitários essenciais para o setor”, explicou a enfermeira e fiscal sanitária, Ana Patrícia Ataíde.
A capacitação também evidenciou o papel contínuo da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Penedo na fiscalização das empresas do setor. Os profissionais explicaram como funcionam as inspeções rotineiras, quais itens são avaliados e quais medidas podem ser adotadas em caso de não conformidades, frisando que o trabalho fiscalizador não tem caráter punitivo, mas educativo, buscando orientar e prevenir problemas antes que eles afetem a saúde pública.
“Os estabelecimentos interessados podem solicitar o treinamento diretamente ao Departamento de Vigilância Sanitária que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde, ou por meio de ofício, informando dados da empresa, responsável técnico e a necessidade identificada. Após análise, o setor agenda a capacitação conforme disponibilidade da equipe técnica”, informa Ana Patrícia.
A Vigilância Sanitária da SMS continuará acompanhando o estabelecimento, oferecendo suporte técnico e garantindo que os padrões de segurança alimentar sejam mantidos desde a abertura até o funcionamento pleno.