Serial killer Albino Santos retorna ao tribunal em Maceió
16/11/2025, 10:13:29Julgamento do Assassino em Série
Albino Santos vai responder pelo feminicídio de Beatriz Henrique da Silva e pelas lesões corporais causadas ao filho dela, de quatro anos. O julgamento está marcado para às 9h, no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, localizado no bairro Barro Duro, em Maceió.
Histórico Criminal de Albino Santos
No último julgamento, realizado em 31 de outubro, Albino foi condenado a 27 anos, um mês e 10 dias de prisão pelo feminicídio de Tâmara Vanessa dos Santos, de 21 anos, além das tentativas de homicídio contra José Gustavo Carvalho e Leidjane Gomes de Freitas. Atualmente, o réu já acumula uma pena total de 140 anos e nove meses em regime fechado. Até agora, o Ministério Público acredita que Albino fez 10 vítimas e ele confessou ter cometido oito assassinatos.
Metodologia de Crime
De acordo com informações do Ministério Público, o crime contra Beatriz aconteceu na Rua Cabo Reis, no bairro Ponta Grossa, na residência onde ela dormia com seu filho. A invasão ocorreu durante a madrugada, e Albino assumiu o risco de também atacar a criança. A autoria do crime foi confirmada após outra ocorrência com o mesmo modus operandi, e as autoridades apreenderam evidências como máscaras, luvas, munições e uma pistola calibre .380 com o réu. Um confronto balístico revelou que os projéteis retirados do corpo de Beatriz foram disparados pela mesma arma.
Confissão e Justificativa
Durante seu depoimento, Albino confessou que perseguiu Beatriz por cerca de um ano e alegou que decidiu matá-la após um "trabalho de inteligência", afirmando que a vítima "merecia ser eliminada". Entretanto, as justificativas dadas pelo acusado a respeito de suas vítimas estarem associadas a facções criminosas foram rechaçadas pelo Ministério Público, que descreve Albino como um criminoso frio e dissimulado. Além disso, laudos médicos descartaram qualquer tipo de doença psiquiátrica na figura do réu.
Investigações e Consequências
Albino, considerado um dos cinco maiores serial killers do Brasil, responde por homicídios nas 7a, 8a e 9a Varas Criminais da Capital. Sua prisão em setembro de 2024 ao lado de vários homicídios desvendou um esquema criminoso na capital alagoana. Investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelaram que Albino é responsável por 18 homicídios consumados e seis tentativas, caracterizando-o como um dos mais perigosos assassinos em série do Brasil.