Tesla Intensifica Lançamento de Robotaxis em Cidades Americanas
09/11/2025, 07:19:15Tesla e a Corrida dos Robotaxis
A Tesla está em uma corrida acelerada para implementar seus serviços de robotaxi em até 10 cidades até o final de 2025. A empresa, liderada por Elon Musk, está buscando aprovação regulatória em diversos estados e abriu mais de 40 vagas de emprego relacionadas ao projeto. Musk afirmou que a expansão do serviço diverge do sucesso da autonomia em larga escala.
Contratações e Expansão das Operações
Com um prazo até o final do ano para operar robotaxis em várias localidades, a empresa começou a contratar por todo o país. Durante uma reunião anual com acionistas em 6 de novembro, a Tesla anunciou planos para operar o serviço em áreas metropolitanas como Las Vegas, Phoenix, Dallas, Houston e Miami, além das já lançadas San Francisco e Austin.
As listagens de empregos da Tesla revelam uma ampla necessidade de pessoal, com vagas em cidades como Orlando, Tampa e Las Vegas. As funções variam de apoio a gerenciamento, principalmente para otimizar a operação de uma frota autônoma, incluindo tarefas de manutenção e logística.
Recrutamento em Austin e San Francisco
Em Austin, a empresa está recrutando operadores de veículos e especialistas capazes de lidar com incidentes nas vias. Atualmente, três especialistas de apoio à frota estão alocados na cidade, conforme dados do LinkedIn. Em San Francisco, engenheiros estão sendo contratados para a equipe de Pilotagem Autônoma, enquanto motoristas de teste colaboram na formação do software autônomo em várias cidades dos EUA.
A Tesla também procura um especialista em reclamações de seguros de robotaxis para gerenciar relatórios de incidentes e os processos de reivindicação, o que demonstra a seriedade da empresa em expandir seu serviço nas mais de doze cidades em dez estados. Musk afirmou em julho que o crescimento seria em "uma taxa hiper-exponencial".
Desafios e Comparações com Concorrentes
Embora a Tesla tenha completado mais de 40 mil corridas de teste na Califórnia, ainda é vista por alguns como atrasada em comparação com concorrentes como Waymo e Zoox, cuja tecnologia de condução autônoma já opera em várias cidades. Musk acredita que o sistema baseado em visão da Tesla, aproveitando dados de milhões de veículos, permitirá uma expansão rápida e econômica, apesar dos desafios regulatórios em várias regiões.
Entretanto, autoridades locais de veículos e transporte em estados como Nevada e Arizona afirmaram que, embora a Tesla tenha conseguido aprovações para testar seus serviços, ainda precisa concluir passos adicionais para a operação comercial. Além disso, um porta-voz da cidade de Tampa indicou que a Tesla não se comunicou sobre sua intenção de implantar o serviço na localidade.
Iniciativas e Treinamento de Motoristas
Desde 2021, a Tesla emprega motoristas de teste como parte de uma iniciativa chamada "Projeto Rodeo". Esses profissionais ensinam o software autônomo a navegar eficazmente em ambientes urbanos, enquanto impulsionam o sistema ao seu limite. Com cerca de 300 motoristas de teste em Austin antes do lançamento local do robotaxi, a empresa parece determinada a superar os obstáculos regulatórios.
Regulamentação e Perspectivas Futuras
A principal dificuldade para a Tesla está na regulamentação confusa em relação aos veículos autônomos nos Estados Unidos, onde a falta de um quadro federal dá aos estados a tarefa de regular a tecnologia, resultando em abordagens diferentes. A empresa já está avançando nas burocracias exigidas na Califórnia, incluindo a necessidade de licenças e o cumprimento de marcos para testar e implantar veículos autônomos.
No entanto, Musk se mostrou otimista mesmo diante das dificuldades burocráticas, prevendo que a implantação do robotaxi acelerará ainda mais. "Acho que as pessoas não percebem plenamente o grau em que isso decolará", declarou Musk em uma recente telefonema sobre os resultados financeiros da Tesla.