BYD Expande sua Megafábrica na China e Surpreende
09/11/2025, 06:35:23BYD e a Revolução na Indústria Automotiva
A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, está em plena expansão com o crescimento de sua megafábrica em Zhengzhou, na China, que já aparenta ter dobrado de tamanho. Este crescimento audacioso é evidenciado por imagens de satélite que mostram um novo circuito de corridas e uma piscina de resistência, símbolos de suas inovações no mercado de veículos elétricos (EVs).
A empresa está a um passo de superar a Tesla no ranking mundial de vendas de veículos elétricos, mesmo após um ligeiro arrefecimento nas vendas. A fábrica de Zhengzhou foi inaugurada em 2021, com a produção iniciando em abril de 2023. Rapidamente se tornou um dos principais centros de produção da BYD, com uma capacidade impressionante de produzir 545.000 veículos no último ano, a uma taxa de quase um carro por minuto.
Em resposta à crescente demanda, a empresa planejou adicionar 20 mil novos funcionários no primeiro trimestre de 2023, aumentando o total de sua força de trabalho para cerca de 60 mil na região até fevereiro. As imagens geradas pela Vantor e Planet Images indicam que a área da fábrica, que em julho de 2023 estava em expansão, agora ocupa aproximadamente 22,5 quilômetros quadrados, eclipsando a fábrica Gigafactory da Tesla em Austin, que possui 3,53 quilômetros quadrados.
Documentos de governo revelaram que a BYD recebeu aprovação ambiental condicional para vários projetos de construção, incluindo a expansão de uma linha de produção de baterias através de sua subsidiária Zhongzhou Fudi Battery Co, que terá um custo estimado de 16 milhões de dólares. A meta futura da BYD é aumentar a capacidade anual de produção em Zhengzhou para 1,8 milhão de veículos, um número que supera a produção total da Tesla em todas as suas fábricas no último ano.
Além disso, a fábrica abriga um inovador circuito de testes, que a BYD considera o primeiro do gênero na China, permitindo um desempenho inédito para os seus EVs. O circuito, que inclui uma inclinação de 29 metros e uma piscina de 70 metros para testes funcionais, é destinado ao SUV híbrido Yangwang U8, que custa aproximadamente 150 mil dólares e possui a capacidade de flutuar por curtos períodos. O circuito também oferece treinamento para manobras específicas, apresentando um círculo de baixa fricção construído com 30.000 tijolos de basalto.
Apesar do crescimento, a empresa enfrenta um desafio recente: as vendas diminuíram pela primeira vez em 18 meses, com uma queda de 33% nos lucros do terceiro trimestre. A BYD competirá em um mercado de EVs muito agressivo na China, mas já viu suas vendas aumentarem 300% na Europa neste ano, enquanto a Tesla enfrenta dificuldades.
Com planos de abrir 1.000 novas lojas na Europa e fábricas em locais como Hungria e Turquia, a BYD está comprometida em expandir sua influência global.