Comemorações do Dia Nacional do Professor no Brasil

Comemorações do Dia Nacional do Professor no Brasil

Celebrando o Dia Nacional do Professor

A data tornou-se lei estadual em 1947, em Santa Catarina, através da Deputada Antonieta de Barros, a primeira deputada negra do Brasil. Nesta quarta-feira (15), é comemorado o Dia do Professor, a data celebra a importância do profissional da educação que auxilia na formação da nossa sociedade. A data foi oficializada em 1963, a partir de um decreto federal do então presidente João Goulart. Apesar de não ser um feriado nacional, nem ponto facultativo, a data é um feriado escolar. Atualmente o Brasil possui 2,2 milhões de professores, segundo dados do Ministério da Educação.

A História do Dia do Professor

No Brasil, a criação do Dia do Professor remete à Lei de 15 de Outubro, assinada por Dom Pedro I em 1827. Neste documento ficou estabelecido que todas as cidades brasileiras teriam escolas primárias de ensino elementar, na época estas escolas ficaram conhecidas como “Escolas das Primeiras Letras.” Contudo, a ideia de celebrar o dia do professor surgiu apenas em 1947, com a formação da “Comissão Pró Oficialização do Dia do Professor”. O projeto de lei que estabeleceu a data foi idealizado pela então Deputada Antonieta de Barros, em Santa Catarina, transformando a data na Lei Estadual nº 145, em 1948. Em 2024, o Governo Federal incluiu o nome de Antonieta no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

Importância da Data

Comemorar o Dia do Professor é um ato de reconhecimento à dedicação e ao esforço desses profissionais que desempenham um papel fundamental na educação e formação das novas gerações. A valorização dos professores é essencial para garantir uma educação de qualidade e, consequentemente, um futuro melhor para a sociedade.