Trump pressiona para mudar sedes da Copa e Olimpíadas
15/10/2025, 20:31:48Trump e as Ameaças às Sedese de Eventos Futuros
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (14) que pode pressionar a Fifa a retirar os jogos da Copa do Mundo de 2026 de Boston e também o Comitê Olímpico Internacional (COI) a transferir os Jogos Olímpicos de 2028 de Los Angeles. As informações são do The Guardian.
As declarações ocorreram durante uma coletiva na Casa Branca com o presidente da Argentina, Javier Milei, após o anúncio de um pacote de ajuda de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 109 bilhões, na cotação atual) ao país sul-americano.
Trump associou as ameaças a preocupações com segurança pública, citando recentes confrontos em Boston e incêndios florestais na Califórnia. Questionado por um repórter sobre um recente "street takeover" em Boston, encontro de carros e multidões que terminou com ataques a policiais e um veículo incendiado, Trump sugeriu que a cidade pode perder os jogos previstos para o estádio Gillette, em Foxborough, a cerca de 35 quilômetros de Boston.
"Podemos tirar deles", afirmou o presidente. "A prefeita não é boa... ela é da esquerda radical, e estão tomando partes de Boston." Trump disse que, se considerar que há condições inseguras, pode acionar o presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Se alguém estiver fazendo um mau trabalho e eu sentir que há insegurança, eu ligaria para o Gianni, que é fenomenal, e diria: vamos mudar para outro lugar. E ele faria isso."
A Fifa ainda não se manifestou sobre as declarações mais recentes, mas o vice-presidente da entidade, Victor Montagliani, havia respondido a ameaças anteriores de Trump, destacando que as decisões sobre sedes cabem exclusivamente à federação. "O futebol é maior do que qualquer governo ou líder. Ele sobrevive a todos os regimes e slogans."
Durante a mesma coletiva, Trump ampliou o discurso e mencionou os Jogos Olímpicos de 2028. "Se eu achar que Los Angeles não vai estar preparada adequadamente, eu moveria o evento para outro lugar, se fosse preciso." Trump afirmou ainda que, nesse caso, seria necessário "outro tipo de permissão", referindo-se à autorização do COI. A presidente da entidade, Kirsty Coventry, ainda não se reuniu com Trump, mas já manifestou interesse em um encontro futuro.
Trump também criticou a gestão do governador da Califórnia, Gavin Newsom, diante dos incêndios florestais que atingem o estado. "Se ele não colaborar, teremos que ser muito duros", afirmou o presidente.
Gianni Infantino tem buscado aproximação com Trump antes do Mundial de 2026, que será realizado em 11 cidades dos EUA, além de locais no Canadá e no México. O dirigente da Fifa já participou de eventos na Casa Branca e acompanhou o presidente em viagens internacionais, incluindo uma cúpula sobre Gaza realizada no Egito neste ano.
Apesar da relação próxima, Trump já havia ameaçado outras cidades-sede da Copa, como Seattle e São Francisco, em setembro, alegando falhas de segurança e criticando suas administrações locais. "Boston melhor se cuidar. É tudo o que posso dizer," concluiu Trump.