Vereadora Andresa Lima
Vereadora de PenedoVereadora Andresa Lima

Penedo realiza trombólise inédita e salva vida de paciente com AVC. Por Andresa Lima

UPA de Penedo faz história com procedimento de alta complexidade. Parlamentar Andresa Lima pede Moção de Aplauso a profissionais que salvaram paciente de AVC sem sequelas.

Penedo realiza trombólise inédita e salva vida de paciente com AVC. Por Andresa Lima

Em momento de reconhecimento na Casa de Leis, a vereadora Andresa Lima fez um discurso enaltecendo a equipe de saúde da UPA de Penedo e do Centro Diagnóstico, que juntos salvaram uma vida após um caso de AVC isquêmico ocorrido na semana passada.

A parlamentar destacou o trabalho realizado pelo médico Dr. Antônio, pela médica Dra. Ayara Lima, pelo técnico em radiologia Werley e pela equipe de enfermagem, representada por Emanuela Pereira Salgado. Todos atuaram além das horas contratadas para realizar uma trombólise – procedimento inédito na unidade – considerado “excelente” pelo médico Dr. Fernando Andrade, que ressaltou o feito como responsável por salvar o paciente sem deixar sequelas, elevando Penedo ao destaque entre os municípios de Alagoas no setor da saúde.

Andresa Lima, que também é enfermeira, frisou a importância do chamado “Tempo de Ouro” – quatro horas e meia – para o sucesso do procedimento. Ela ressaltou a precisão em cada etapa: desde o diagnóstico por tomografia, realizado em Penedo pelo servidor Werley, até o empenho da equipe de enfermagem e a atuação conjunta dos médicos Dr. Antônio e Dra. Ayara Lima, que realizaram pela primeira vez um procedimento de alta complexidade em uma UPA do estado, com total êxito.

Diante do ocorrido, a vereadora solicitou em tribuna da CVP uma Moção de Aplauso a todos os profissionais envolvidos, destacando que o feito deve servir como exemplo de atendimento para Alagoas e para o Brasil em termos de UPA.

Em sua fala, a parlamentar também reconheceu o mérito da secretária de Saúde Waninna Mendonça, da diretora de enfermagem Luana, e de Camila, responsável pela radiologia da UPA, além de ressaltar a precisão da análise do técnico Werley. Salientou ainda que, se houvesse remoção do paciente para Arapiraca, nada teria adiantado, já que o tomógrafo da EU do Agreste está quebrado, tornando fundamental a realização do procedimento em Penedo.

Andresa Lima concluiu afirmando que já é hora de o Centro Diagnóstico funcionar em regime de 24 horas ou, pelo menos, com sistema de sobreaviso, para completar o ciclo de excelência no atendimento e salvar ainda mais vidas. Sua fala foi acompanhada de apartes de vários colegas que a parabenizaram pela iniciativa em reconhecer a competência e a coragem da equipe da UPA de Penedo.

Assista ao vídeo da fala da vereadora Andresa Lima.

Creditos: Assessoria da vereadora