Tarcísio comenta anistia a Bolsonaro após articulações
17/09/2025, 02:33:12SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) expressou que atingiu seu objetivo com a decisão do colégio de líderes da Câmara dos Deputados de votar o requerimento de urgência para a anistia à trama golpista, que deve ser analisado nesta quarta-feira (17).
"O objetivo era justamente este que saiu no colégio de líderes de hoje, que é a pauta da urgência prevista para amanhã. Então, agora, vamos acompanhar. Acho que o esforço que devia ser feito foi feito", afirmou. Tarcísio, que passou as últimas duas semanas articulando a anistia a Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político, foi condenado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) por liderar a trama golpista, juntamente com os demais envolvidos no caso. Na segunda-feira (15), o decano do STF, Gilmar Mendes, declarou que uma tentativa de anistiar o grupo seria inconstitucional.
O governador comentou sobre seu lobby pela anistia durante uma coletiva no Palácio dos Bandeirantes, após um evento do setor habitacional, que foi marcado por perguntas sobre a morte do delegado aposentado da Polícia Civil Ruy Ferraz Fontes, ocorrida na noite anterior. Ao questioná-lo sobre as negociações em Brasília, Tarcísio foi instado a esclarecer suas ações, revelando com quem discutiu o tema e quais as mensagens que transmitiu referente à anistia que defendia. No entanto, esquivou-se de dar detalhes, afirmando: "Falei com líderes, falei com presidentes de partidos. Vou falar genericamente, mas falei com alguns líderes e presidentes de partidos".
Além disso, Tarcísio revelou que planeja ir a Brasília no dia 29 para visitar Bolsonaro, que se encontra em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes, em decorrência do inquérito que investiga tentativas do ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para obstruir o julgamento no STF.