Maceió perde tradicional colégio particular em 2026

Maceió perde tradicional colégio particular em 2026

Maceió perde mais um tradicional colégio particular


O ensino privado em Alagoas enfrenta mais uma perda significativa, com o anúncio do encerramento das atividades da Escola O Patinho Feio. Essa decisão foi confirmada através de uma nota oficial divulgada pela direção da instituição. Nos últimos anos, diversos colégios particulares também deixaram de operar, incluindo nomes como Sagrada Família, Batista Alagoano e Guido de Fontgalland.

Localizada no coração de Ponta Verde, uma das áreas mais valorizadas de Maceió, é bastante provável que o espaço da escola dê lugar a mais um empreendimento imobiliário, semelhante ao que ocorreu com o Colégio Batista, onde agora se erguem vários prédios residenciais.

A nota da Escola O Patinho Feio ressalta que “Queridas famílias, alunos e colaboradores, A Escola O Patinho Feio comunica, com serenidade e profundo respeito, que encerrará suas atividades em janeiro de 2026, após a conclusão do ano letivo de 2025. Depois de 52 anos de dedicação à educação, de histórias vividas e de gerações que se formaram em nossas salas de aula, entendemos que chegou o momento de concluir este ciclo com a mesma dignidade com que foi iniciado.”

A decisão de encerrar as atividades, é descrita como extremamente difícil e surgiu após uma reflexão cuidadosa sobre a responsabilidade envolvida na gestão de uma instituição de ensino. A direção expressou orgulho por tudo que foi construído ao longo das décadas, destacando a resiliência enfrentada até mesmo durante a pandemia, quando a missão educacional foi mantida.

O compromisso da escola é cumprido até o último dia do ano letivo de 2025, com todos os compromissos pedagógicos e contratuais sendo integralmente respeitados. “Seguiremos, até o último dia, com o mesmo empenho, zelo e amor que sempre marcaram a Escola O Patinho Feio, fundada e dirigida por professoras apaixonadas pelo ofício de educar”, afirma a nota.

Além disso, a escola está tomando medidas para garantir a continuidade dos estudos dos alunos a partir de 2026, mantendo contato com instituições parceiras. Esta despedida e celebração também é deixada como um legado à comunidade que confiou na Escola O Patinho Feio pela formação de seus filhos durante tantos anos.