Aumento de casos de conjuntivite em Alagoas e prevenção

Aumento de casos de conjuntivite em Alagoas e prevenção

AL registra aumento de casos de conjuntivite; saiba os tipos e como prevenir

Em Maceió, crescimento está relacionado à variação das temperaturas, por causa da mudança climática, dizem os médicos.

O número de casos de conjuntivite cresceu em Alagoas. De janeiro desse ano até o mês passado, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e Santa Lúcia atenderam 904 casos, um aumento de cerca de 200% em comparação ao mesmo período de 2024. De acordo com especialistas, o aumento de casos da doença em Maceió está relacionado à variação das temperaturas, por causa da mudança das estações climáticas. O g1 buscou os diferentes tipos de conjuntivite, prevenção e formas de tratamento.

Casos de conjuntivite aumentam em AL

O número de casos de conjuntivite cresceu em Alagoas. De janeiro a agosto desse ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Benedito Bentes e Santa Lúcia atenderam 904 casos, um aumento de cerca de 200% em comparação ao mesmo período de 2024. De acordo com especialistas, o aumento de casos da doença em Maceió está relacionado à variação das temperaturas, por causa da mudança das estações climáticas. O g1 resumiu os diferentes tipos de conjuntivite, prevenção e formas de tratamento.

Principais sintomas:

  • Olho ardendo;
  • Coceira nos olhos;
  • Vermelhidão;
  • Secreção.

O médico Everton Lopes explica que em casos de dor intensa nos olhos, dificuldade de enxergar ou edema nos olhos, é indispensável procurar atendimento médico.

Como se prevenir

Os cuidados com a higiene pessoal ajudam a controlar o contágio e a evolução da conjuntivite, como:
Lavar as mãos;
Evitar tomar banho em água suja ou em lugares com aglomeração de pessoas.

Tipos de conjuntivite:

  • Bacteriana: tem duração mais curta se for tratada corretamente. Os olhos ficam vermelhos e é bem comum sentir os olhos “purgando”, acordar com os cílios grudados e pegajosos. A transmissão se dá pelo contato manual e contaminação de objetos e o tratamento é feito com uso de colírios com antibióticos específicos. Também é importante lavar bem os olhos várias vezes ao dia com água filtrada ou soro fisiológico.
  • Viral: dura em média sete dias, mas pode chegar até 15 ou mais, dependendo do caso. Ela é altamente contagiosa, causa fotofobia e sensação intensa de corpo estranho. Dependendo do vírus pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. O tratamento é feito com lágrimas artificiais e compressas com água filtrada ou soro fisiológico. Quando há complicações, o tratamento é feito com uso de corticoides ou colírios associados com antibióticos.
  • Alérgica: tem como principal sintoma a coceira. A coceira é intensa e recomenda-se evitar coçar os olhos, pois o atrito pode causar traumas e até levar a deficiência da visão. Dependendo do caso, é indicado o uso de antialérgico e lavar os olhos com lágrimas artificiais.

O contágio da conjuntivite costuma aparecer, acontecer nos primeiros cinco dias de inflamação.