Prefeitura de Penedo fortalece a Saúde Mental em debate
10/09/2025, 19:30:54Prefeitura de Penedo fortalece compromisso com a saúde mental
Em um diálogo essencial para a valorização da vida, a Prefeitura de Penedo participou ativamente de uma importante reunião realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (10), em alusão ao Setembro Amarelo. Representando o poder executivo, o vice-prefeito Valdinho Monteiro, o secretário de Comunicação Kim Emmanuel e técnicos das secretarias de Saúde e Assistência Social se uniram a vereadores e à sociedade civil para debater e fortalecer as políticas públicas de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental no município.
O encontro, promovido por uma comissão da casa legislativa, presidida pelo vereador Denys Reis, destacou a importância da colaboração entre os poderes para enfrentar um desafio que afeta toda a comunidade. O vice-prefeito Valdinho Monteiro ressaltou a postura da gestão municipal diante de temas tão sensíveis. “A gestão do Prefeito Ronaldo Lopes é uma gestão que ouve, que tenta acertar, que vem acertando muito e não se curva jamás de enfrentar os problemas. É por isso que a gente tá aqui, para enfrentar os problemas e, junto com vocês, buscar uma solução”, afirmou Valdinho Monteiro, reforçando o compromisso do governo em apoiar iniciativas que cuidem da população penedense.
A policial militar e enfermeira Cíntia Lôbo ofereceu um dos depoimentos mais humanos e contundentes da sessão. Com base em sua vivência profissional e pessoal, ela ilustrou os desafios reais que as famílias enfrentam para conseguir suporte em saúde mental, ressaltando que a angústia de quem sofre não pode esperar. Cíntia destacou que policiais e bombeiros lidam diariamente com as crises que poderiam ser prevenidas e fez um apelo pela criação de uma “rede de proteção fortalecida”, que atue de forma contínua e integrada para oferecer amparo real à população durante todo o ano, não apenas em campanhas pontuais.
Ações concretas na saúde municipal
Representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a diretora do CAPS Dr. Oceano Carleal, Isabel Leite, apresentou um panorama do trabalho realizado e destacou avanços significativos. Ela explicou que o CAPS funciona em regime de “demanda aberta”, acolhendo qualquer cidadão que busque ajuda.
Um dos pontos altos de sua fala foi o anúncio de uma conquista importante para a população. “Hoje em dia nós não temos mais filas de espera para psicologia ambulatorial. Isso já foi um grande ganho de janeiro para cá”, celebrou a diretora.
Neuropsicólogo Iago Barros também representou a Secretaria Municipal de Saúde e explanou sobre a importância da comunicação entre setores da rede de atendimento.
Na mesma linha, o neuropsicólogo Iago Barros, também representando a SMS, detalhou o trabalho proativo das equipes multiprofissionais na atenção básica. “A equipe multi tem projetos. A gente tem o Pilates, que a gente aplica a idosas, a jovens. A gente tá montando grupos terapêuticos na tentativa também de diminuir esse número de pessoas que estão na fila de espera”, explicou.
Em sua fala, o especialista enfatizou a importância da comunicação entre os diferentes setores da rede de atendimento. Ele criticou as “cobranças exorbitantes” feitas aos serviços quando falta um diálogo integrado, explicando que, sem uma “comunicação entre redes” e o “matriciamento” (apoio técnico entre equipes), o fluxo de pacientes se torna ineficiente.
Assistência Social e o acolhimento humanizado
A psicóloga da SEMASDH, Kelma Farias, falou da importância do tema e de ações da Prefeitura de Penedo. Ela enfatizou que a prevenção é o caminho mais eficaz e começa com um gesto simples. “A primeira ferramenta de combate ao suicídio, gente, é o acolhimento, é a escuta daquela pessoa”, pontuou.
Kelma detalhou como os Centros de Referência (CRAS e CREAS) da Prefeitura de Penedo atuam de forma preventiva e no acompanhamento de famílias, fortalecendo os vínculos e oferecendo suporte. Kelma também convidou toda a população para uma ação prática da Prefeitura: “No dia 17 de setembro, haverá uma caminhada alusiva ao Setembro Amarelo, saindo da Praça São Judas Tadeu até o Largo São Gonçalo, às 14 horas”, anunciou, mostrando que o trabalho da gestão vai além dos debates e se transforma em mobilização social.
Auditório da Câmara de Penedo teve presença massiva de várias vertentes da sociedade penedense.
O secretário de Comunicação, Kim Emmanuel, também se colocou à disposição para ampliar o alcance da campanha. “Me coloco à disposição para que a gente possa criar juntos um plano de comunicação para combater e acolher essas pessoas”, declarou.
Demonstrando um planejamento estratégico e proativo, a Secretaria Municipal de Saúde já possui um protocolo detalhado para o atendimento em saúde mental no município. O documento, apresentado à Câmara de Vereadores, formaliza um fluxo de atendimento integrado que organiza a jornada do paciente desde o acolhimento inicial nas equipes na atenção básica até o encaminhamento para o acompanhamento ambulatorial no Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes ou para os cuidados intensivos no CAPS. A iniciativa estabelece diretrizes claras para cada nível de complexidade, incluindo um fluxo específico para o manejo de crises psiquiátricas.
Um diálogo necessário para Penedo
A reunião contou ainda com falas contundentes do representante do 6º GBM de Penedo, Sargento Milton do Corpo de Bombeiros, vereadores, de diretores de escolas, Conselho Tutelar de Penedo, líderes religiosos e da sociedade civil, que compartilharam suas vivências e reforçaram a necessidade de uma rede de apoio fortalecida.
O vereador Denys Reis presidiu a reunião e, ao final do encontro, resumiu o sentimento coletivo e o objetivo do debate. “É esse o único propósito desse evento: que a gente possa encontrar os caminhos, fortalecer cada vez mais esses caminhos e fortalecer cada vez mais a vida humana”, concluiu.
A participação ativa da Prefeitura de Penedo demonstra que a gestão Inovação e Crescimento está não apenas ciente dos desafios, mas engajada em construir, de forma integrada e responsável, uma cidade que cuida de sua gente em todos os aspectos.