Missão técnica fortalece turismo de Penedo em Ouro Preto

Missão técnica fortalece turismo de Penedo em Ouro Preto

Missão técnica e intercâmbio de boas práticas

Uma comitiva composta por representantes da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, da Associação de Empresários e Empreendedores do Turismo e da Economia Criativa de Penedo (ASTEC) e por empresários locais participou de uma missão técnica em Ouro Preto, Minas Gerais, com foco no fortalecimento do turismo e na expansão da economia criativa do município alagoano. A iniciativa reforça o compromisso de Penedo com a inovação e a melhoria da oferta de serviços turísticos.

Participantes e agenda de trabalho

A delegação foi representada por lideranças públicas e do setor privado, o que possibilitou um diálogo amplo entre gestores, empreendedores e instituições de apoio. Entre os participantes estavam:

  • Jair Galvão, secretário municipal de Turismo e Economia Criativa (SETUREC);
  • Fátima Aguiar, gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas;
  • Pauline Reis e Sidartha Reis, do Sebrae Penedo;
  • Diretoria da ASTEC: Maik Vieira, Jay Anderson e Ângela Moura;
  • Empresários e representantes do trade turístico penedense.

Objetivos e aprendizados práticos

O principal objetivo da missão foi promover uma troca de experiências sobre políticas públicas de diversificação econômica, geração de empregos e valorização do turismo como vetor de desenvolvimento. A programação incluiu apresentação de iniciativas locais, city tour pelos pontos turísticos de Ouro Preto e participação no Festival Gastronômico e Cultural da cidade, proporcionando um panorama completo sobre gestão, hospitalidade e desenvolvimento sustentável do destino.

Inspiração para o modelo DTI

O diálogo entre as equipes também abordou o modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI), que guia ações de inovação e inteligência territorial. A visita permitiu identificar práticas de gestão, integração entre setor público e privado e soluções para qualificação da cadeia turística que podem ser adaptadas à realidade de Penedo.

Citações e visões dos participantes

Ao comentar os resultados da missão, o secretário Jair Galvão destacou a semelhança entre os dois destinos e a oportunidade de aprendizado: "Ouro Preto é uma cidade histórica de referência no turismo do Brasil, com muitas características próximas à Penedo. Foi uma grande oportunidade, junto à delegação de empresários, conhecer de perto o funcionamento público e privado desse destino. Retornaremos com novas ideias e projetos a serem implantados, que serão fundamentais para a melhoria contínua da oferta de serviços turísticos em Penedo", disse o secretário da SETUREC.

Do lado institucional, a gerente do Sebrae Alagoas ressaltou a importância das missões técnicas para o fortalecimento empresarial: "A importância de uma missão técnica, a exemplo desta, faz com que haja uma reflexão importante de onde estamos e para onde queremos ir. O Sebrae investe todos os anos em missões técnicas para vários segmentos e setores produtivos, oportunizando inspirações para nossos empresários, sempre apoiando no sentido de que sejam mais competitivos e sustentáveis. Vejo esta missão como exitosa, pois todos nós retornamos a Alagoas com uma bagagem de conhecimento mais enriquecida e muitas ideias", ressaltou Fátima Aguiar, gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.

O analista do Sebrae Penedo também enfatizou a importância prática das visitas técnicas: "Com o objetivo de desenvolver o turismo, empresários de Penedo visitaram pousadas, restaurantes e receptivos em Ouro Preto. Ambas as cidades compartilham não apenas o valor histórico e cultural, mas também o desafio e a oportunidade de alinhar suas vocações às diretrizes de inovação e inteligência territorial propostas pelo modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI), no qual Penedo vem avançando. A missão técnica teve como objetivo conhecer as boas práticas de gestão e hospitalidade para impulsionar o desenvolvimento econômico de Penedo através do turismo", destacou Sidartha Reis, analista do Sebrae Penedo.

Para a ASTEC, a experiência trouxe referências concretas de estruturação e valorização do patrimônio: "Pude constatar que Ouro Preto é, de fato, muito semelhante a Penedo. A forma como a cidade é cuidada e preparada para o turismo nos trouxe importantes aprendizados sobre como podemos aprimorar nosso destino. A hotelaria estruturada, a gastronomia valorizando a identidade local e o acervo histórico preservado com excelência são referências que levamos conosco. Retornamos com boas experiências e conhecimento técnico que serão aplicados em Penedo, por meio da ASTEC", afirmou Maik Vieira, diretor de Turismo da associação.

Impactos esperados e próximos passos

Entre os resultados imediatos esperados estão a formulação de projetos e ações para qualificar serviços, promover a capacitação de mão de obra local e fortalecer a identidade turística de Penedo. A troca com Ouro Preto trouxe pistas sobre gestão de roteiros, valorização da gastronomia local e estratégias de conservação do patrimônio, elementos fundamentais para atrair visitantes e gerar desenvolvimento econômico sustentável.

Conclusão e chamada para ação

Essa missão técnica reforça o papel da colaboração entre poder público, Sebrae, associações e empresários na construção de um turismo competitivo e sustentável. A experiência em Ouro Preto servirá como base para projetos que visam aprimorar a hospitalidade, diversificar produtos turísticos e fortalecer a economia criativa de Penedo.

Gostou da iniciativa? Deixe seu comentário, compartilhe este conteúdo e acompanhe as próximas ações da SETUREC e da ASTEC para saber como as ideias trazidas dessa missão serão aplicadas em Penedo. Sua participação é fundamental para fortalecer o turismo local.