Pinguim resgatado em Alagoas e o mistério do litoral

Pinguim resgatado em Alagoas e o mistério do litoral

Pinguim resgatado em Alagoas é transferido para aquário em João Pessoa

Nas últimas semanas, o aparecimento de pinguins no litoral de Alagoas chamou a atenção da população. De acordo com o Instituto Biota, o primeiro caso foi registrado no dia 26 de julho, na Praia do Gunga. Um segundo pinguim foi encontrado morto na praia de Riacho Doce, no dia 31 de julho. Os dois animais eram da espécie Pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). Nessa quarta-feira (6), o pinguim resgatado foi transferido para um aquário em João Pessoa.

O g1 entrou em contato com o Instituto Biota de Conservação, responsável pelo resgate desses animais, para entender o motivo do aparecimento deles em Alagoas, o que deve ser feito e o que deve ser evitado em casos de avistamento de pinguins.

Por que eles estão aparecendo em Alagoas?

A espécie de pinguins encontrados no litoral alagoano é da Patagônia, no sul da Argentina, e vem para o Brasil em busca de comida. Eles vivem em bandos e têm asas que se adaptaram para promover o impulso através da água.

É comum que essas aves migrem para águas brasileiras no inverno, sendo muito comuns nas regiões Sul e Sudeste. Durante a migração, fatores como correnteza, falta de alimento e perda da rota migratória fazem com que eles apareçam em praias do Nordeste.

O que fazer caso encontre um Pinguim?

Caso encontre uma ave marinha, viva ou morta, é recomendado não tocar no animal. Além disso, é importante chamar os órgãos competentes e enviar fotos e localização para que ela possa ser resgatada ou recolhida.

"Como estamos em emergência aviária, o ideal é a população não interagir com o animal, mas caso aconteça, nunca deve colocar ele no gelo. Isso é bem comum de fazerem", alerta o presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis.

Quando resgatados, essas aves são levadas para um centro de reabilitação, alimentadas e medicadas conforme necessidade. Para serem soltas, precisam estar em bando, como é o caso do pinguim resgatado na Praia do Gunga, que será solto no aquário na Paraíba, onde tem um bando sendo tratado.

Relembre os casos

O primeiro pinguim encontrado em Alagoas foi na Praia do Gunga, litoral sul do estado, na tarde do sábado (26). Segundo avaliação veterinária, ele estava exausto, desidratado, com a temperatura baixa e magro. Além disso, também apresenta marcas sugestivas de emalhe em rede de pesca.

O segundo pinguim foi encontrado morto na praia de Riacho Doce, em Maceió, na manhã da quinta-feira (31). O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do instituto, onde passará por necropsia.