Resgate avança em mina após terremoto no Chile

Resgate avança em mina após terremoto no Chile

Contexto do Acidente

Um terremoto de magnitude 5 provocou o desabamento de uma mina de cobre em Machalí, no Chile, nesta quinta-feira (31). O acidente resultou na morte de um trabalhador, além de deixar nove feridos e outros cinco desaparecidos.

Operações de Resgate

As operações de resgate, que chegaram ao segundo dia neste sábado (02), conseguiram abrir quatro dos 20 metros de terra necessários para alcançar os mineiros presos. A mina de cobre El Teniente é considerada a maior mina subterrânea do mundo. O país se destaca como um dos maiores produtores globais de cobre, metal que possui diversas aplicações, desde fiação elétrica até motores.

Detalhes do Tremor

O tremor de terra ocorreu por volta das 17h30 do horário local (18h30, no horário de Brasília) de quinta-feira. Até o momento, segundo informações da mídia local, os desaparecidos ainda não foram contatados.

Esforços dos Socorristas

O CEO da estatal Codelco, Rubén Alvarado, informou que mais de 100 socorristas estão atuando na operação ininterruptamente, sob rigorosos padrões de segurança. "O mais importante é proteger a segurança dos socorristas e garantir que cada passo adiante seja sólido", afirmou à imprensa.

Considerações Finais

O acidente na mina de cobre El Teniente destaca não apenas a vulnerabilidade às forças da natureza, mas também a importância da segurança no trabalho em setores de alto risco. Seguimos acompanhando a situação e torcendo pela rápida recuperação dos feridos e pelo resgate seguro dos desaparecidos.